O terceiro setor no Turismo: o caso da Câmara de Turismo de Rio Grande do Sul (Brasil)

Autores

  • Luis Gustavo Patrucco
  • Margarita Barretto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p294-321

Palavras-chave:

turismo, planejamento de turismo, políticas públicas, terceiro setor, Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo resume uma pesquisa descritiva orientada a registrar o surgimento, a consolidação e o aporte da Câmara de Turismo de Rio Grande do Sul ao desenvolvimento do turismo no Estado e os desafios que enfrentou como pioneira das organizações do terceiro setor no turismo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, que utilizou também procedimentos de história oral e da observação participante e que está fundamentada nas novas teorias sobre o papel do Estado e da iniciativa privada no planejamento e gestão do turismo. Ao mesmo tempo tem a intenção de estimular a reflexão sobre a importância que organizações do terceiro setor podem ter para o desenvolvimento do turismo em outros estados por ser um modelo amplamente utilizado por outros países da América Latina.

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Publicado

2011-08-01

Como Citar

Patrucco, L. G., & Barretto, M. (2011). O terceiro setor no Turismo: o caso da Câmara de Turismo de Rio Grande do Sul (Brasil) . Revista Turismo Em Análise, 22(2), 294-321. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p294-321

Edição

Seção

Artigos e Ensaios