Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista

Autores

  • Sérgio Dominique Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i3p681-699

Palavras-chave:

marketing turístico, gestão turística, imagem de destinos turísticos, metodologia mista, efeito da visita na imagem

Resumo

O turismo é atualmente um dos setores mais preponderantes da economia de Portugal, representando 13% do PIB e 12% da empregabilidade gerada. Neste sentido, orientar a gestão de destinos turísticos desde um enfoque de Marketing pressupõe uma análise cuidada da imagem de marca. Neste contexto, o principal objetivo do presente trabalho consiste em recorrer ao enfoque misto proposto por Echtner e Ritchie (1991, 1993), para avaliar em que medida a visita/não-visita a um destino turístico influencia a imagem que estes desenvolvem sobre destinos turísticos. Os resultados obtidos permitem constatar que não existem diferenças consideráveis entre a imagem formada pelos turistas que já visitaram Portugal e aqueles que nunca visitaram. Em consequência, sugere-se que, em futuros estudos, se analise o efeito da proximidade entre o local de residência dos turistas e o destino.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FERREIRA, Sérgio Dominique. Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista . Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 3, p. 681–699, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v22i3p681-699. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14269.. Acesso em: 19 abr. 2024.