Turismo, uma força motriz subestimada para a economia criativa

Autores

  • Greg Richards Breda University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p387-395

Palavras-chave:

Economia criativa, Turismo criativo, Políticas criativas, Desenvolvimento do turismo

Resumo

Este estudo analisa a relação entre o turismo e a economia criativa. Um número crescente de países, regiões e cidades vem desenvolvendo políticas para vincular o turismo e a criatividade ao crescimento econômico e apoiar atividades culturais e criativas. Como resultado, diferentes modelos de “turismo criativo” surgiram. Estudos de caso do desenvolvimento do turismo criativo são descritos em diferentes partes do mundo, e seus efeitos são analisados. Uma atenção especial é dada ao papel do conhecimento, que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) considera primordial para o desenvolvimento do turismo criativo. Como o turismo pode ser uma ferramenta para a circulação de conhecimento e criação de vínculos entre indivíduos criativos, ele pode sustentar o desenvolvimento da economia criativa.

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Publicado

2018-12-27

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

RICHARDS, Greg. Turismo, uma força motriz subestimada para a economia criativa. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 3, p. 387–395, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v29i3p387-395. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/151802.. Acesso em: 19 abr. 2024.