A competitividade do turismo MICE em Galícia

um estudo comparativo com Catalunia e Madri

Autores

  • Jakson Renner Rodrigues Soares Universidade de Santiago de Compostela
  • Larissa Paola Macedo Castro Gabriel Universidade Estadual do Ceará
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p307-326

Palavras-chave:

Turismo de congressos, Turismo de reuniões, Análise competitiva, Stakeholders turísti

Resumo

O segmento MICE se refere ao turismo de reuniões, incentivos, congressos e exposições. Essa atividade se converteu em um importante elemento dinamizador de todo tipo de lugares com vocação turística, atuando com carácter desestacionalizador, aumentando a demanda de serviços de alta qualidade e também o gasto médio do visitante. Catalunia e Madri estão entre as principais referências para este segmento no mundo, aumentando a cada ano sua participação no sector MICE. Galícia, pelo contrário, vem diminuindo a sua presença neste mercado. Esta pesquisa consiste em uma análise comparativa entre estes três destinos, buscando identificar as debilidades da Galícia com relação aos outros dois destinos próximos. Realizou-se um estudo descritivo do segmento MICE nos três territórios utilizando como método de análise o Sistema Interfuncional Integrado da Competitividade (SIIC), uma metodologia de análise das vantagens competitivas do destino turístico. Como principais resultados identificou-se que na Galícia tanto o setor público como o privado tem uma escassa repercussão no planejamento deste segmento. Ademais, ainda que se nota interesse por parte dos stakeholders turísticos, na Galícia ainda não há uma política persistente para desenvolver este mercado. Pretende-se com esta investigação gerar comparações que ofereçam ao segmento MICE indicadores capazes de melhorar a análise da competitividade dos destinos.

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Biografia do Autor

Jakson Renner Rodrigues Soares, Universidade de Santiago de Compostela

Pós-doutorado em Desenvolvimento Territorial pela Universidade do Minho (Uminho). Docente de Comercialização da Universidade de Santiago de Compostela (USC) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Larissa Paola Macedo Castro Gabriel, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Direción e Planificación do Turismo pela Universidade da Coruña, Espanha. Docente do Grupo de Pesquisa em Turismo, Economia e Sustentabilidade na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutor em Ciências da Comunicação (processos midiáticos) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente de Bacharelado em Turismo na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2019-08-29

Como Citar

Soares, J. R. R., Gabriel, L. P. M. C., & Perinotto, A. R. C. (2019). A competitividade do turismo MICE em Galícia: um estudo comparativo com Catalunia e Madri. Revista Turismo Em Análise, 30(2), 307-326. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p307-326

Edição

Seção

Artigos e Ensaios