Explicando o Consumo Colaborativo por meio da Teoria da Ação Racional

uma aplicação com usuários do Airbnb

Autores

  • Miriam Leite Farias Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Luana Alexandre Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p290-306

Palavras-chave:

Consumo colaborativo, Teoria da Ação Racional, Atitudes, Norma Subjetiva, Airbnb

Resumo

O fenômeno do Consumo Colaborativo tem ganhado notoriedade no espaço mercadológico mundial, mas ainda é incipiente dentro da literatura acadêmica. A partir desta constatação, o presente artigo objetivou verificar a aplicabilidade do modelo da Teoria da Ação Racional no contexto do Consumo Colaborativo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, aplicando-se um survey com 208 usuários dos serviços da plataforma de hospedagem do Airbnb no Brasil. Por meio de análise de regressão linear múltipla, os resultados indicaram que as atitudes relativas ao comportamento e a norma subjetiva dos consumidores influenciam positivamente na intenção de uso dos serviços do Airbnb. Dessa forma, o estudo apresenta evidências de que a utilização da Teoria da Ação Racional é válida no contexto do consumo colaborativo, contribuindo para o entendimento teórico desse tema com relação ao comportamento dos consumidores turistas.

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Biografia do Autor

Miriam Leite Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria na Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Luana Alexandre Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2019-08-29

Como Citar

Farias, M. L., Barbosa, M. de L. de A., Silva, L. A., & Sousa Júnior, J. H. de. (2019). Explicando o Consumo Colaborativo por meio da Teoria da Ação Racional: uma aplicação com usuários do Airbnb. Revista Turismo Em Análise, 30(2), 290-306. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p290-306

Edição

Seção

Artigos e Ensaios