Netnografia como Método de Pesquisa em Turismo
análise de estudos de Pós-Graduação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i1p19-36Palavras-chave:
Netnografia, Turismo, Metodologia de Pesquisa, Produções científicas, Estudos de Pós-GraduaçãoResumo
O método netnográfico se insere nos estudos qualitativos que procuram realizar pesquisas em comunidades virtuais. Neste contexto, objetiva-se analisar a utilização do método netnográfico nas dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-graduação da área de Turismo no Brasil, até julho de 2018, através de uma análise documental de abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, constatou-se que dos 811 trabalhos analisados, apenas três utilizaram a netnografia. Todavia, a aplicação da netnografia nestes trabalhos apresentou limitações que funcionam como fatores restritivos, tais como a superficialidade na análise dos dados coletados, e a escassez de uma análise reflexiva sobre os comportamentos e discursos manifestados nas comunidades virtuais. Por outro lado, o método também apresentou aspectos facilitadores que favoreceram sua escolha, como o acesso fácil ao levantamento de dados no ambiente virtual e a registros de viajantes e stakeholders da atividade turística, e a coleta de dados menos invasiva do que métodos presenciais, entre outros. Apesar de ser um método recente e pouco utilizado na área de Turismo, mostra-se como uma alternativa viável para os pesquisadores que estudam comunidades virtuais, desde que aplicados com critérios científicos rigorosos.
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