Personalidade da Marca de Destinos e sua Relação com o Critério de Escolha dos Turistas Brasileiros

Autores

  • Leonilde da Conceição Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Lindemberg Costa Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i1p96-114

Palavras-chave:

Marketing Turístico, Personalidade da marca, Consumidor de turismo

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o critério de escolha de turistas brasileiros ao decidirem por um destino para passarem suas férias. Utilizou-se modelo capaz de mensurar a personalidade da marca de destinos turísticos. Adotou-se metodologia quantitativa, com caráter descritivo e corte transversal. Os dados foram coletados por meio do formulário eletrônico TypeForm. Obteve-se um total de 268 respostas de turistas brasileiros. Em relação ao critério de escolha de um destino turístico os dados confirmam a hipótese principal que em média os turistas brasileiros se consideram muito criteriosos ao escolher por um destino turístico. Evidencia-se que o brasileiro planeja previamente suas viagens, e que o mesmo ao buscar informações sobre destinos leva em consideração as experiências de amigos e conhecidos, bem como realiza pesquisas na internet. Essas fontes de informações são relevantes para a decisão do turista brasileiro. Sugere-se que o turista brasileiro procura por destinos hospitaleiros e que possuam atividades destinadas tanto para adultos como para as crianças. Não obstante, o destino turístico deve ser ousado e emocionante, proporcionando boas recordações para os envolvidos na viagem.

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Biografia do Autor

Leonilde da Conceição Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestrado em Contabilidade e Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, São Luís, MA, Brasil.

Lindemberg Costa Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestrado em Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, Vitória, ES, Brasil.

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Publicado

2020-09-04

Como Citar

Silva, L. da C., & Costa Junior, L. (2020). Personalidade da Marca de Destinos e sua Relação com o Critério de Escolha dos Turistas Brasileiros. Revista Turismo Em Análise, 31(1), 96-114. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i1p96-114

Edição

Seção

Artigos e Ensaios