Personalidade da Marca de Destinos e sua Relação com o Critério de Escolha dos Turistas Brasileiros

Autores

  • Leonilde da Conceição Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Lindemberg Costa Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i1p96-114

Palavras-chave:

Marketing Turístico, Personalidade da marca, Consumidor de turismo

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar o critério de escolha de turistas brasileiros ao decidirem por um destino para passarem suas férias. Utilizou-se modelo capaz de mensurar a personalidade da marca de destinos turísticos. Adotou-se metodologia quantitativa, com caráter descritivo e corte transversal. Os dados foram coletados por meio do formulário eletrônico TypeForm. Obteve-se um total de 268 respostas de turistas brasileiros. Em relação ao critério de escolha de um destino turístico os dados confirmam a hipótese principal que em média os turistas brasileiros se consideram muito criteriosos ao escolher por um destino turístico. Evidencia-se que o brasileiro planeja previamente suas viagens, e que o mesmo ao buscar informações sobre destinos leva em consideração as experiências de amigos e conhecidos, bem como realiza pesquisas na internet. Essas fontes de informações são relevantes para a decisão do turista brasileiro. Sugere-se que o turista brasileiro procura por destinos hospitaleiros e que possuam atividades destinadas tanto para adultos como para as crianças. Não obstante, o destino turístico deve ser ousado e emocionante, proporcionando boas recordações para os envolvidos na viagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonilde da Conceição Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

    Mestrado em Contabilidade e Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, São Luís, MA, Brasil.

  • Lindemberg Costa Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

    Mestrado em Administração pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, Vitória, ES, Brasil.

Referências

Aaker, D. A., & Equity, M. B. (1991). The Free Press. New York, 206.

Aaker, J. L. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347-356.

Aaker, J. L., Benet-Martinez, V., & Garolera, J. (2001). Consumption symbols as carriers of culture: A study of Japanese and Spanish brand personality constucts. Journal of Personality and Social Psychology, 81(3), 492.

Ahmed, Z. U. (1991). The influence of the components of a state's tourist image on product positioning strategy. Tourism Management, 12(4), 331-340.

Bagega, C. S., & Berger Werlang, N. (2018). Fatores relevantes para a implantação de um roteiro turístico rural: um estudo a partir da percepção dos turistas. Capital Científico, 16(2).

Beerli, A., &Martı́n, J. D. (2004). Tourists’ characteristics and the perceived image of tourist destinations: a quantitative analysis—a case study of Lanzarote, Spain. Tourism Management, 25(5), 623-636.

Bieger, T., & Laesser, C. (2004). Information sources for travel decisions: Toward a source process model. Journal of Travel Research, 42(4), 357-371.

Blain, C., Levy, S. E., & Ritchie, J. B. (2005). Destination branding: Insights and practices from destination management organizations. Journal of Travel Research, 43(4), 328-338.

Bramwell, B., & Rawding, L. (1996). Tourism marketing images of industrial cities. Annals of Tourism Research, 23(1), 201-221.

Buhalis, D., & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet -The state of e Tourism research. Tourism Management, 29(4), 609-623.

Carril, B. P. R. (2015). Motivações das publicações de fotos de viagens: Facebook e Instagram como instrumentos influenciadores no turismo. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Fluminense.

Chen, C. F., &Phou, S. (2013). A closer look at destination: Image, personality, relationship and loyalty. Tourism Management, 36, 269-278.

Coromina, L., &Camprubí, R. (2016). Analysis of tourism information sources using a Mokken Scale perspective. Tourism Management, 56, 75-84.

Da Silva, L. C., Mainardes, E. W., Teixeira, A. M. C., & Costa Júnior, L. (2020). Brand orientation of nonprofit organizations and its relationship with the attitude toward charity and donation intention. International Review on Public and Nonprofit Marketing, 17, p. 1-21. DOI: https://doi.org/10.1007/s12208-020-00251-6.

Dey, B., & Sarma, M. K. (2010). Information source usage among motive-based segments of travelers to newly emerging tourist destinations. Tourism Management, 31(3), 341-344.

Ekinci, Y., & Hosany, S. (2006). Destination personality: An application of brand personality to tourism destinations. Journal of Travel Research, 45(2), 127-139.

Ekinci, Y., Sirakaya-Turk, E., & Baloglu, S. (2007). Host image and destination personality. Tourism Analysis, 12(5-6), 433-446.

Gómez-Aguilar, A., Yagüe Guillén, M. J., & Villaseñor Roman, N. (2016). Destination brand personality: An application to Spanish tourism. International Journal of Tourism Research, 18(3), 210-219.

Guido, G., &Peluso, A. M. (2015). Brand anthropomorphism: Conceptualization, measurement, and impact on brand personality and loyalty. Journal of Brand Management, 22(1), 1-19.

Hankinson, G. (2001). Location branding: A study of the branding practices of 12 English cities. Journal of Brand Management, 9(2), 127-142.

Hankinson, G. (2005). Destination brand images: a business tourism perspective. Journal of Services Marketing, 19(1), 24-32.

Hosany, S., Ekinci, Y., & Uysal, M. (2006). Destination image and destination personality: An application of branding theories to tourism places. Journal of business research, 59(5), 638-642.

Hosany, S., Ekinci, Y., &Uysal, M. (2007). Destination image and destination personality. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 1(1), 62-81.

Hultman, M., Skarmeas, D., Oghazi, P., & Beheshti, H. M. (2015). Achieving tourist loyalty through destination personality, satisfaction, and identification. Journal of Business Research, 68(11), 2227-2231.

Huybers, T. (2003). Domestic tourism destination choices—a choice modelling analysis. International Journal of Tourism Research, 5(6), 445-459.

Jacobsen, J. K. S., & Munar, A. M. (2012). Tourist information search and destination choice in a digital age. Tourism Management Perspectives, 1, 39-47.

Kumar, V. (2016). Examining the role of destination personality and self-congruity in predicting tourist behavior. Tourism Management Perspectives, 20, 217-227.

Kumar, V., & Nayak, J. K. (2014). The measurement & conceptualization of destination personality. Tourism Management Perspectives, 12, 88-93.

Li, X., & Kaplanidou, K. (2013). The impact of the 2008 Beijing Olympic Games on China’s destination brand: A US-based examination. Journal of Hospitality & Tourism Research, 37(2), 237-261.

Llodrà-Riera, I., Martínez-Ruiz, M. P., Jiménez-Zarco, A. I., & Izquierdo-Yusta, A. (2015). A multidimensional analysis of the information sources construct and its relevance for destination image formation. Tourism Management, 48, 319-328.

Mazzon, J. A., & Vera, L. A. N. (2008). A opinião dos turistas de negócios sobre a Imagem da Cidade de São Paulo. Revista Turismo em Análise, 19(3), 345-368.

Morgan, N., & Pritchard, A. (1998). Tourism promotion and power: Creating images, creating identities. John Wiley & Sons Ltd.

Moya, M., & Jain, R. (2013). When tourists are your “friends”: Exploring the brand personality of Mexico and Brazil on Facebook. Public Relations Review, 39(1), 23-29.

Murphy, L., Benckendorff, P., & Moscardo, G. (2007). Linking travel motivation, tourist self-image and destination brand personality. Journal of Travel & Tourism Marketing, 22(2), 45-59.

Papadimitriou, D., Apostolopoulou, A., & Kaplanidou, K. (2015). Destination personality, affective image, and behavioral intentions in domestic urban tourism. Journal of Travel Research, 54(3), 302-315.

Pimentel, E., Pinho, T., & Vieira, A. (2006). Iimagem da Marca de un Destino Turístico. Turismo-Visão e Ação, 8(2), 283-298.

Qu, H., Kim, L. H., &Im, H. H. (2011). A model of destination branding: Integrating the concepts of the branding and destination image. Tourism management, 32(3), 465-476.

Rojas-Méndez, J. I., Murphy, S. A., & Papadopoulos, N. (2013). The US brand personality: A Sino perspective. Journal of Business Research, 66(8), 1028-1034.

Sahin, S., & Baloglu, S. (2011). Brand personality and destination image of Istanbul. Anatolia–An International Journal of Tourism and Hospitality Research, 22(01), 69-88.

Santana, G. G. (2008). Avaliação da adequação e eficácia de programas de marketing de destinos turísticos: uma análise de Balneário Camboriú-Santa Catarina, Brasil. Revista Turismo em Análise, 19(3), 424-449.

Santos, C. A. M. D., Coutinho, H. R. M., & Teixeira, M. A. S. B. (2010). As Impressões do Turista Brasileiro a Respeito da Gastronomia Amazonense. VII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. – Universidade Anhembi Morumbi – UAM/ São Paulo/SP.

Seaton, A. V., & Bennett, M. M. (1996). The marketing of tourism products: Concepts, issues and cases. Cengage Learning EMEA.

Sharifsamet, S., Jin, H. S., & Martin, B. (2020). Marketing destinations: the impact of destination personality on consumer attitude. Journal of Strategic Marketing, 28(1), 60-69.

Sheldon, P. J. (2007). 18 Tourism information technology. International Handbook on the Economics of Tourism, 399.

Shin, S. H., Yang, S. B., Nam, K., & Koo, C. (2017). Conceptual foundations of a landmark personality scale based on a destination personality scale: Text mining of online reviews. Information Systems Frontiers, 19(4), 743-752.

Sousa, B., & Simões, C. (2010). Comportamento e perfil do consumidor de turismo de nichos. Tékhne-Revista de EstudosPolitécnicos, (14), 137-146.

Sparks, B., & Pan, G. W. (2009). Chinese outbound tourists: Understanding their attitudes, constraints and use of information sources. Tourism Management, 30(4), 483-494.

Tomazzoni, E. L., Possamai, A. M., & Lovatel, R. (2010). Turismo no município de Bento Gonçalves (RS): análise do desenvolvimento de um destino indutor no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 4(2).

Usakli, A., &Baloglu, S. (2011). Brand personality of tourist destinations: An application of self-congruity theory. Tourism management, 32(1), 114-127.

Vinyals-Mirabent, S., Kavaratzis, M., & Fernández-Cavia, J. (2019). The role of functional associations in building destination brand personality: When official websites do the talking. Tourism Management, 75, 148-155.

Wang, Y., Yu, Q., & Fesenmaier, D. R. (2002). Defining the virtual tourist community: implications for tourism marketing. Tourism Management, 23(4), 407-417.

Xiang, Z., Magnini, V. P., & Fesenmaier, D. R. (2015). Information technology and consumer behavior in travel and tourism: Insights from travel planning using the internet. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 244-249.

Downloads

Publicado

2020-09-04

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Leonilde da Conceição; COSTA JUNIOR, Lindemberg. Personalidade da Marca de Destinos e sua Relação com o Critério de Escolha dos Turistas Brasileiros. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 31, n. 1, p. 96–114, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i1p96-114. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/162629.. Acesso em: 25 abr. 2024.