Hospitalidade e enoturismo em Andradas (MG)

case Vinícola Casa Geraldo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i2p400-416

Palavras-chave:

Enoturismo, Hospitalidade, Acolhimento, Comensalidade, Vinícola Casa Geraldo (MG)

Resumo

O enoturismo é uma modalidade do Turismo Gastronômico e consiste no deslocamento de pessoas motivadas pela degustação e elaboração de vinhos, bem como pela apreciação das tradições, da gastronomia, das paisagens naturais e das tipicidades das regiões produtoras. No Brasil os destinos enoturísticos mais consagrados se encontram no Rio Grande do Sul, embora iniciativas em outras localidades brasileiras estejam ganhando destaque no mercado nacional. Dentre estes novos destinos encontra-se Andradas (MG), que possui atualmente seis vinícolas abertas para visitação. Destas, por conta do volume de bebida produzida e pelos prêmios obtidos em premiações nacionais e internacionais, destaca-se a Vinícola Casa Geraldo. Este artigo objetiva analisar as atividades de visitação oferecidas pela Vinícola Casa Geraldo a partir dos conceitos de hospitalidade, acolhimento e comensalidade. Trata-se uma pesquisa de caráter qualitativo desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, observação direta não participante e entrevista semiestruturada com o gestor da Vinícola em questão. Dentre os principais resultados, aponta-se: oferece boa estrutura e atendimento atencioso e amigável dos visitantes, incorporando aspectos de hospitalidade e acolhimento sem que haja um planejamento específico para isto; a comensalidade se materializa a partir das degustações que ocorrem em diferentes momentos da visitação e por meio dos serviços de seu restaurante; a hospitabilidade é priorizada em relação aos conhecimentos técnicos na contratação dos atendentes. Considerando a opções de visitação ofertadas, a Vinícola pertence à categoria “diferenciado” de programas de visitação (Castro et al., 2017) e parece estar orientada a atender turistas das categorias “interessado em vinho” e “novato no vinho” (Charters & Ali-Knight, 2002).

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Biografia do Autor

  • Michele Cristina da Costa Silva, Universidade Anhembi Morumbi

    Graduada em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac Campus Campos do Jordão (2010); especialista em Administração de Marketing e Administração de Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas no Sul de Minas (2011) e mestranda em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi (2018-2020). 

  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse, Universidade Anhembi Morumbi

    Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente de Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade e Mestrado Profissional em Gestão de Alimentos e Bebidas (UAM). São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Michele Cristina da Costa; GIMENES-MINASSE, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Hospitalidade e enoturismo em Andradas (MG): case Vinícola Casa Geraldo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 31, n. 2, p. 400–416, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v31i2p400-416. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/166308.. Acesso em: 18 abr. 2024.