Ampliando horizontes para o turismo no Rio da Prata de Campo Grande a partir da perspectiva do uso público no Parque Estadual da Pedra Branca (RJ)

Autores

  • Maria Amália Silva Alves de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ingrid Almeida de Barros Pena Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Roberta Peixoto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i2p244-270

Palavras-chave:

Comunidade receptora, Ecoturismo, Unidades de conservação, Gerenciamento de visitação

Resumo

O presente trabalho investigou o processo de turismização da vertente do Rio da Prata do Parque Estadual da Pedra Branca sob o prisma do Uso Público, pois o saber produzido a partir de tais processos apresenta relevância para o planejamento e gestão de atividades de visitação cuja experiência tenha como fim a conservação. Realizou-se revisão da literatura, aplicação de questionários semiabertos, entrevistas e observação participante. Foram consultados moradores, visitantes, técnicos do órgão ambiental e condutores locais. A partir das informações coletadas, discutimos representações de turismo, oportunidades e desafios relacionados ao Uso Público, e os resultados do “Curso de Condutor de Visitantes do PEPB”. Apresentamos recomendações para futuras qualificações ofertadas pelo órgão ambiental e concluímos que, além deste, outros órgãos/setores deveriam estar envolvidos no processo de indução de turismo no local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Amália Silva Alves de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Ciências Humanas com concentração em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente de Graduação em Turismo; Programa de Pós-Graduação em Memória Social; e Programa de Pós- Graduação em Ecoturismo e Conservação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

  • Ingrid Almeida de Barros Pena, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    (PUC/Rio). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Roberta Peixoto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

Brasil. (2007). Decreto n. 6.040, de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial, Brasília.

Embratur. (2019). Brasil terá programa de revitalização do ecoturismo. Referenciado de: https://bit.ly/387ZGI0.

Fernandez, A. C. (2016). O sertão virou parque: natureza, cultura e processos de patrimonialização. Estudos Históricos (Rio de Janeiro). 29(57), 129-148.

Fontoura, L. M. (2014). Uso Público e conservação da biodiversidade em parques nacionais do Brasil e Estados Unidos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Horochovski, M. T. (2004). Representações Sociais: Delineamentos de uma Categoria Analítica. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. 2(1), 92-106.

Instituto Estadual do Ambiente - INEA. (2013). Resumo Executivo do Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Branca. Referenciado de: http://www.femerj.org/wp-content/uploads/Plano-de-manejo-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-PEPB-Resumo-executivo.pdf. Acesso em: 18 jun. 2018

Leal, P. F. (2010). Construção do agricultor “orgânico”. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas. 30(2), 68-83.

Mendonça, T. C. (2010). Que paraíso é esse? A turismização da Ilha Grande. Tese de Doutorado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Ministério do Meio Ambiente - MMA. (2015). Conflitos: estratégias de enfrentamento e mediação. Série educação ambiental e comunicação em Unidades de Conservação. Brasília.

Ministério do Turismo - MTur. (2010). Ecoturismo: Orientações Básicas. Brasília. Referenciado de: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Ecoturismo_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf. Acesso em: 04 set. 2020.

Ministério do Turismo - MTur. (2019). MTur destaca importância do ecoturismo para economia brasileira. Referenciado de: https://bit.ly/2Z9pHCS. Acesso em: 04 set. 2020.

Ministério do Turismo - MTur. (2020). Número de visitantes em unidades de conservação aumenta 20%. Referenciado de: https://bit.ly/2NCeV2s. Acesso em: 04 set. 2020.

Miranda, G. S. (2009). A expansão de condomínios fechados em Campo Grande: uma análise da segregação socioespacial na cidade do Rio de Janeiro a partir do “bairro” Rio da Prata. GeoPuc. v.2, 1-14. Acesso em: 04 set. 2020.

Moscovici, S. (1978). A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Oliveira, F. L. (2015). Triangulação metodológica e abordagem multimétodo na pesquisa sociológica: vantagens e desafios. Ciências Sociais Unisinos. 51(2), 133- 143.

Pena, I. A., & Moss, M. C. (2017). Implementação do primeiro Curso de Capacitação de Condutores do Parque Estadual da Pedra Branca, RJ. Anais do VIII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social e III Encontro Latino-Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social: Repensando os paradigmas institucionais da conservação (pp. 1542-1554). Niterói: PPGSDUFF.

Penna-Firme, R., & Brondízio, E. S. (2017). Quilombolas como “Coletividades Verdes”: contestando e incorporando o ambientalismo na Mata Atlântica, Brasil. Ambiente & Sociedade. 20(2), 139-158.

Pereiro, X., & Fernandes, F. (2018). Antropologia e Turismo: Teorias, métodos e praxis. Tenerife: Pasos, RTPC.

Pérez-Calderón, E., Prieto-Ballester, J. M., Miguel-Barrado, V., & Milanés-Montero, P. (2020). Perception of Sustainability of Spanish National Parks: Public Use, Tourism and Rural Development. Sustainability. 12(4), 1333. MDPI AG.

Prado, B. A. (2012). A construção de modos de vida sustentáveis em torno da agricultura na cidade do Rio de Janeiro: agricultores do maciço da Pedra Branca. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Rosa, C. R. (2017). Uso público em parques estaduais do Rio de Janeiro: perspectivas e desafios para a prestação de serviços de apoio à visitação. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Santos, R. A., Emiliano, A. S., & Pagamisse, M. (2012). Discussões sobre a prática do turismo em ambientes naturais. Arguições por uma gestão participativa capaz de contemplar princípios para o usufruto sustentável de espaços rurais. Revista Científica Eletrônica de Turismo, n. 17.

Tribe, J. (1997). The (in) discipline of tourism. Annals of Tourism Research. 24(3), 638-657.

World Travel & Tourism Council - WTTC. (2020a). Brazil – 2020 Annual Research: Key Highlights. Referenciado de: https://wttc.org/Research/Economic-Impact. Acesso em: 11 mai. 2020

World Travel & Tourism Council - WTTC. (2020b). Economic Impact Reports: Top 20 Economies – Largest Contribution of Travel & Tourism GDP. Referenciado de: https://wttc.org/Research/Economic-Impact. Acesso em: 11 mai. 2020

Zaoual, H. (2008). Do turismo de massa ao turismo situado: quais as transições? Caderno Virtual de Turismo. 8(2), 1-14.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Ampliando horizontes para o turismo no Rio da Prata de Campo Grande a partir da perspectiva do uso público no Parque Estadual da Pedra Branca (RJ). (2020). Revista Turismo Em Análise, 31(2), 244-270. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i2p244-270