A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020)

Autores

  • Denise Betânia Marques dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Cicero Nestor Pinheiro Francisco Universidade Federal de Pernambuco
  • José Roberto Ferreira Guerra Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161

Palavras-chave:

Gestão em turismo, Imagem de destino turístico, Discurso

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o uso da imagem feminina na gestão do turismo brasileiro a partir da construção ou manutenção de uma postura promovida pelos agentes sociais dominantes, configurando um discurso do sujeito coletivo que evidencia uma violência simbólica instaurada socialmente, bem como alguns de seus desdobramentos. A imagem de destino turístico oferece uma representação social de que, no Brasil, estimula-se a vinda de turistas estrangeiros para usufruírem sexualmente do corpo das mulheres brasileiras, causando grande indignação por parte dos cidadãos e cidadãs. Assim, analisa-se como a produção discursiva relacionada à imagem de destinos turísticos que usa a imagem da mulher compõe um discurso do sujeito coletivo que precisa ser combatido. Foram consideradas opiniões e impressões a esse respeito coletadas em redes sociais. Como resultado, foi possível identificar conteúdos que suscitaram práticas discursivas bilaterais, seja para confrontar o discurso ou para reafirmá-lo.

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Biografia do Autor

  • Denise Betânia Marques dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

  • Cicero Nestor Pinheiro Francisco, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestre em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Docente do Ensino Médio da EREM – Maria Auxiliadora Liberado, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

  • José Roberto Ferreira Guerra, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Docente do bacharelado em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2021-04-04

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTOS, Denise Betânia Marques dos; FRANCISCO, Cicero Nestor Pinheiro; GUERRA, José Roberto Ferreira. A representação da mulher no turismo brasileiro: uma abordagem discursiva atual (2019-2020). Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 1, p. 141–161, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v32i1p141-161. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/176993.. Acesso em: 24 abr. 2024.