Potencialidades do geoturismo para a criação de uma nova segmentação turística no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p1-18

Palavras-chave:

Segmentação turística, Segmentação da oferta turística, Geoturismo

Resumo

O turismo como atividade econômica se apresenta através de segmentos que agregam quem produz, quem distribui e quem consome os serviços em um dado espaço. O Geoturismo surge como uma proposta de um novo segmento, que valoriza os patrimônios natural e cultural por meio de visita e interpretação de atrativos abióticos. Neste sentido, propõe-se a discussão do Geoturismo enquanto segmento turístico sob os auspícios do marco teórico do Ministério do Turismo. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental das expressões “geoturismo” e “segmento turístico” em produções científicas e técnicas nas plataformas Google Scholar, Scopus e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados demonstram que não há um consenso entre estudiosos sobre a classificação do Geoturismo como segmento turístico, mas os pressupostos do MTUR dão subsídios para que seja reconhecido e priorizado nas políticas públicas de regionalização e sustentabilidade no futuro. Recomenda-se a construção de uma rede integrada de oferta e demanda geoturística, em níveis local, regional e nacional, para que a modalidade seja elencada e validada como segmento turístico.

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Biografia do Autor

  • Gilmara Barros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Docente do curso Técnico em Guia de Turismo na Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Rafaely Moreira Sabbá Neiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Docente do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal do Pará, Altamira, Pará, Brasil.

  • Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Docente do Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo e Patrimônio da UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

  • Marcos Antonio Leite do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Docente do curso de Geologia da UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

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Publicado

2021-04-04

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Gilmara Barros da; NEIVA, Rafaely Moreira Sabbá; FONSECA FILHO, Ricardo Eustáquio; NASCIMENTO, Marcos Antonio Leite do. Potencialidades do geoturismo para a criação de uma nova segmentação turística no Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 1, p. 1–18, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v32i1p1-18. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/178034.. Acesso em: 16 abr. 2024.