Turismo esportivo: um estudo de caso sobre o Ultimate Fighting Championship (UFC) 198 em Curitiba – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p19-39

Palavras-chave:

Turismo Esportivo, Evento, MMA, UFC 198, Curitiba

Resumo

Este estudo investigou os dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba, pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba em parceria com o Observatório de Turismo do Paraná e o Observatório do Turismo do Rio de Janeiro, pelo Jornal Gazeta do Povo e pelo website do Clube Athletico Paranaense para compreender os fatores que tornaram o evento esportivo do UFC 198 um atrativo turístico bem-sucedido em Curitiba. Os resultados indicaram que o evento gerou, direta e indiretamente, cerca de R$ 45 milhões e influenciou positivamente o fluxo turístico na cidade. Cerca de 45 mil pessoas compareceram ao estádio no dia do evento, das quais 42,37% eram turistas e 8,49%, excursionistas, que vieram de 22 estados e do Distrito Federal. Em contraste, a taxa de turistas internacionais foi pouco significativa (2,6%). As características da cidade sede influenciaram o sucesso do evento, como a alcunha de “solo sagrado das artes marciais”, além da estrutura já instaurada por conta de eventos anteriores, como o estádio construído para a Copa do Mundo da Fifa, em 2014. Por fim, a atuação do governo municipal e estadual não foi significativa e, se tivesse sido mais relevante, o evento poderia ter gerado ainda mais benefícios.

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Biografia do Autor

  • Jonathan Rocha de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

    Mestrando em Educação Física na linha de pesquisa Aspectos socioculturais do Esporte e do Lazer pela Universidade Federal do Paraná. Seus interesses de pesquisa são o turismo esportivo e o comportamento do turista em eventos esportivos de pequena escala.

  • Bruna Opieco Pereira, Universidade Federal do Paraná

    Mestre em Educação Física na linha de pesquisa Aspectos Socioculturais do Esporte e do Lazer pela Universidade Federal do Paraná. Sua área de interesse de pesquisa é o turismo esportivo.

  • Riqueldi Straub Lise, Universidade Federal do Paraná

    Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação Física, Professor titular da Universidade Federal do Paraná

  • André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

    Graduação em Educação Física, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2021-04-04

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Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Turismo esportivo: um estudo de caso sobre o Ultimate Fighting Championship (UFC) 198 em Curitiba – Brasil. (2021). Revista Turismo Em Análise, 32(1), 19-39. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p19-39