Categorização das decisões de viagem por meio do conteúdo gerado pelo usuário: uma proposta para gestão de marketing de conteúdo

Autores

  • Jackson de Souza Instituto Federal do Pará
  • Gislainy Laíse da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Marques Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i2p272-289

Palavras-chave:

Marketing de conteúdo, Conteúdo gerado pelo usuário, Decisões de viagem, Monitoramento online

Resumo

O marketing tem sido um campo muito presente no mercado e nos estudos sobre o turismo, e destaca-se a constante necessidade de aperfeiçoamento de suas práticas, tendo em vista as mudanças e a complexidade tanto do consumidor quanto da própria atividade turística. Neste artigo, é apresentada a técnica de marketing de conteúdo, inferindo sua importância para o turismo, especialmente na divulgação de destinos em âmbito virtual, atenuando a baixa qualidade dos portais oficiais e levando informação relevante e valiosa ao consumidor. Para isso, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, com resultados quantitativos e qualitativos obtidos a partir do monitoramento on-line de uma comunidade virtual de viajantes. Por meio da análise de conteúdo, descreveu-se o ranking dos assuntos mais buscados, como “Dicas de Roteiro”, “Dicas Gerais”, “Hospedagem Alternativa”, “Custos” etc., e foram identificadas as decisões em categorias já estabelecidas e em novas categorias, como “Acessórios de viagem”, “Câmbio e transações financeiras” e “Comunicação”. A identificação das categorias e dos itens apresentados consiste em apenas uma das diversas etapas para o desenvolvimento do marketing de conteúdo de uma organização, em que proposições de frameworks de produção de conteúdo devem ser levadas em conta. Assim, esta pesquisa pode instigar novos estudos de monitoramento do marketing de conteúdo no turismo, além de auxiliar produtores de conteúdo do turismo a desenvolverem trabalhos eficazes com esta importante técnica.

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Biografia do Autor

  • Jackson de Souza, Instituto Federal do Pará

    Doutorando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente de Curso Técnico em Hospedagem no Instituto Federal do Pará (IFPA-Campus Altamira). Altamira, Pará, Brasil.

  • Gislainy Laíse da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SOUZA, Jackson de; SILVA, Gislainy Laíse da; MARQUES JÚNIOR, Sérgio. Categorização das decisões de viagem por meio do conteúdo gerado pelo usuário: uma proposta para gestão de marketing de conteúdo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 2, p. 272–289, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v32i2p272-289. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/179841.. Acesso em: 25 abr. 2024.