Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos com base nas avaliações de viagens online

Autores

  • Fabíola Fernandes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Marques Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i3p532-553

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor de turismo, Hospitalidade no turismo, Conteúdo gerado pelo usuário, Gestão de empresas turísticas, Parque temático

Resumo

Este estudo tem o intuito de analisar as dimensões da experiência do cliente no contexto de parques temáticos. Com caráter descritivo e exploratório, e abordagem mista qualitativa e quantitativa, por meio da análise de conteúdo, a investigação foi realizada a partir do conteúdo gerado pelo usuário dentro do site Tripadvisor.com. Em seguida, parte dos dados obtidos foram processados pelos softwares NVivo 12 Pro, para o teste de frequência de palavras, e Ucinet 6 for Windows versão 6.714 [32-Bit] e NetDraw 2.172, para o método de análise em redes. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que fatores como ambiente, serviços, interações e percepções individuais interferem de forma significativa na experiência do cliente de parques temáticos. Além disso, verificou-se que as variáveis atrações – brinquedos e shows – e estrutura do parque têm maior índice de centralidade, intimamente ligadas à obtenção da diversão e à construção da satisfação. As reflexões desse estudo podem auxiliar na recuperação do mercado dos parques temáticos no cenário da pandemia e pós-pandemia da Covid-19.

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Biografia do Autor

  • Fabíola Fernandes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Docente no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Agronomia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Docente no curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal - Rio Grande do Norte – Brasil.

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Publicado

2021-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Fabíola Fernandes; BARRETO, Leilianne Michelle Trindade da Silva; MARQUES JÚNIOR, Sérgio. Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos com base nas avaliações de viagens online. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 3, p. 532–553, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v32i3p532-553. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/192548.. Acesso em: 19 abr. 2024.