A relação dos programas de fidelidades das companhias aéreas na lealdade, engajamento e valor percebido pelo consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i1p95-116

Palavras-chave:

Programas de fidelidade, Benefícios, Lealdade, Valor percebido, Engajamento

Resumo

Com as constantes mudanças no mundo dos negócios, o ambiente empresarial vem sendo marcado por contínuas transformações, desenvolvidas a partir de tendências tecnológicas e da competitividade entre empresas. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre os programas de fidelidade das companhias aéreas na criação de valor percebido, engajamento e lealdade. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa. Adotou-se o método survey para a coleta dos dados, em que foi obtida uma amostra de 429 questionários validados, os dados foram coletados na rede social Facebook, e compreendeu o período de 18 e dezembro de 2019 ao 9 de fevereiro de 2020. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para o tratamento e a análise dos dados. O estudo fornece evidências de que a satisfação é essencial nesse setor e que pode ser um preditor de lealdade. O estudo mostra os efeitos dos benefícios na satisfação e, indiretamente, na lealdade, valor percebido e engajamento. Esse fator fornece informações úteis, mostrando a importância dos benefícios para um público considerado com alto poder de compra. O presente estudo contribuiu para a literatura ao examinar as relações entre os benefícios simbólicos, hedônicos e utilitários, adaptados da literatura de varejo para os programas de fidelidades em companhias aéreas. 

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Biografia do Autor

Tércio Pereira, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Doutorando em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Docente de Marketing no Centro Educacional Leonardo da Vince (UNIASSELVI). Indaial, Santa Catarina, Brasil.

Lucimari Acosta Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente de Turismo na Universidade Federal do Rio Grande. Santa Vitória do Palma, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Marcos Arnhold, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

Pereira, T., Pereira, L. A., Limberger, P. F., & Arnhold, M. (2022). A relação dos programas de fidelidades das companhias aéreas na lealdade, engajamento e valor percebido pelo consumidor. Revista Turismo Em Análise, 33(1), 95-116. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i1p95-116

Edição

Seção

Artigos e Ensaios