A relação dos programas de fidelidades das companhias aéreas na lealdade, engajamento e valor percebido pelo consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i1p95-116

Palavras-chave:

Programas de fidelidade, Benefícios, Lealdade, Valor percebido, Engajamento

Resumo

Com as constantes mudanças no mundo dos negócios, o ambiente empresarial vem sendo marcado por contínuas transformações, desenvolvidas a partir de tendências tecnológicas e da competitividade entre empresas. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre os programas de fidelidade das companhias aéreas na criação de valor percebido, engajamento e lealdade. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de natureza quantitativa. Adotou-se o método survey para a coleta dos dados, em que foi obtida uma amostra de 429 questionários validados, os dados foram coletados na rede social Facebook, e compreendeu o período de 18 e dezembro de 2019 ao 9 de fevereiro de 2020. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para o tratamento e a análise dos dados. O estudo fornece evidências de que a satisfação é essencial nesse setor e que pode ser um preditor de lealdade. O estudo mostra os efeitos dos benefícios na satisfação e, indiretamente, na lealdade, valor percebido e engajamento. Esse fator fornece informações úteis, mostrando a importância dos benefícios para um público considerado com alto poder de compra. O presente estudo contribuiu para a literatura ao examinar as relações entre os benefícios simbólicos, hedônicos e utilitários, adaptados da literatura de varejo para os programas de fidelidades em companhias aéreas. 

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Biografia do Autor

  • Tércio Pereira, Centro Universitário Leonardo da Vinci

    Doutorando em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Docente de Marketing no Centro Educacional Leonardo da Vince (UNIASSELVI). Indaial, Santa Catarina, Brasil.

  • Lucimari Acosta Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente de Turismo na Universidade Federal do Rio Grande. Santa Vitória do Palma, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

  • Marcos Arnhold, Universidade do Vale do Itajaí

    Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí. Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.

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2022-04-29

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Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

A relação dos programas de fidelidades das companhias aéreas na lealdade, engajamento e valor percebido pelo consumidor. (2022). Revista Turismo Em Análise, 33(1), 95-116. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i1p95-116