Quem conta um conto aumenta um ponto? Uma revisão do uso do storytelling por empresas e destinos turísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i3p594-617

Palavras-chave:

Storytelling, Narrativas, Significados coletivos, Turismo

Resumo

A contação de histórias faz parte do processo de construção de significados coletivos e da identidade dos indivíduos. Em Por que estudar narrativas, Motta afirma que é a partir delas que os sujeitos se expressam, se apresentam e produzem significados no mundo. O storytelling tem como premissa a construção de narrativas para a criação de vínculos afetivos entre indivíduos, histórias e personagens, aumentando a capacidade deles em atribuir sentido e assimilar mensagens. Segundo Mossberg, em Storytelling and destination development, no turismo, o storytelling é usado como estratégia para maximizar a experiência do turista. O objetivo desta investigação é analisar os diferentes usos da técnica do storytelling pelos empreendimentos e destinos turísticos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, segundo a análise categorial de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que o storytelling é cada vez mais adotado pelas empresas e pelos destinos turísticos que buscam se destacar no mercado. Os dados indicaram que a aplicação do storytelling foi positiva, sobretudo na atração de clientes, tanto no âmbito privado quanto no público.

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Biografia do Autor

  • José William de Queiroz Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Anderson Gomes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Docente nos cursos de Graduação em Turismo e em Hotelaria e na Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2021-12-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BARBOSA, José William de Queiroz; SOUZA, Anderson Gomes de. Quem conta um conto aumenta um ponto? Uma revisão do uso do storytelling por empresas e destinos turísticos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 32, n. 3, p. 594–617, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v32i3p594-617. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/193702.. Acesso em: 19 abr. 2024.