Cinema e turismo: uma análise da atuação dos agentes públicos no desenvolvimento do turismo cinematográfico em Cabaceiras, Paraíba, Brasil

Autores

  • Priscila Fernandes Carvalho de Melo Universidade do Vale do Itajaí
  • Nathália Körössy Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i1p1-28

Palavras-chave:

Produções audiovisuais, Turismo cinematográfico, Gestão de destinos turísticos, Estratégias

Resumo

As produções audiovisuais são difusoras da imagem de destinos e canalizadoras de potenciais turistas. Por meio delas, emergiu o turismo cinematográfico. Os benefícios econômicos da atração de visitantes e diversificação da oferta turística relacionada a essas produções incentivam organizações de gestão de destino (OGD) a atuarem no desenvolvimento do turismo cinematográfico. O objetivo deste estudo é compreender como os agentes públicos atuam no desenvolvimento de Cabaceiras, Paraíba, a “Roliúde Nordestina”, como destino de turismo cinematográfico. Por meio de abordagem qualitativa e natureza descritiva, o estudo de caso, realizado entre 2019 e 2021, envolveu pesquisas bibliográficas, documentais, observação in loco e entrevistas com agentes institucionais municipais e estaduais para identificar as estratégias e ações implementadas para impulsionar o turismo cinematográfico naquele município. Foi realizada uma análise de conteúdo do tipo categorial por meio do software ATLAS.ti. Para subsidiar a análise, utilizou-se de estrutura teórico conceitual elaborada a partir da revisão sistemática da literatura, o fundamento teórico da pesquisa. Como principais resultados, verificou-se que os agentes de Cabaceiras executam ações relacionadas às quatro estratégias elencadas na estrutura conceitual da análise. Apesar da OGD municipal adotar ações relacionadas a todas as estratégias, sua atuação não está pautada em um planejamento integrado, apesar de ter um conjunto de agentes interessados em desenvolver o turismo cinematográfico na cidade. Em consequência, essa atuação é fragmentada, dispersa e esporádica, carecendo de coordenação e de estrutura de governança que agregue os agentes envolvidos no desenvolvimento da sinergia entre os setores turístico e audiovisual.

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Biografia do Autor

Priscila Fernandes Carvalho de Melo, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Nathália Körössy, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora Em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo e do Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

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Edição

Seção

Artigos e Ensaios