Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018): avaliação de sua estrutura intelectual por meio de acoplamento bibliográfico

Autores

  • André Fontan Köhler Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Luciano Antonio Digiampietri Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades http://orcid.org/0000-0003-4890-1548

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p235-258

Palavras-chave:

Turismo, Periódicos, Artigo de periódico, Autoria, Bibliometria

Resumo

A pesquisa avalia a estrutura intelectual de 16 periódicos brasileiros de turismo, por meio de acoplamento bibliográfico (revistas científicas). Isso contemplou a citação e cocitação de referências de 3.887 artigos, totalizando 108.595 entradas. Objetiva-se apresentar um panorama desta estrutura intelectual, analisar o ranking de periódicos mais citados, e “mapear” a estrutura intelectual, por meio de acoplamento bibliográfico. Verifica-se o contínuo aumento da média e mediana de referências por artigo e o expressivo crescimento dos artigos de periódico em sua composição. Isso faz com que o acoplamento bibliográfico revele, crescentemente, a estrutura intelectual. O ranking revela o domínio dos principais periódicos internacionais de turismo e de alguns dos periódicos selecionados pela pesquisa. Distinguem-se Tourism Management, Annals of Tourism Research, Turismo em Análise, Revista Turismo – Visão e Ação e Journal of Travel Research como os principais periódicos. A rede é composta pelos seguintes agrupamentos: a) Agrupamento 4: ocupa o centro da rede e é formado, predominantemente, por revistas internacionais de turismo de alto impacto, secundadas por títulos de administração, hospitalidade e marketing; b) Agrupamento 1 (16 periódicos): conta com dez periódicos pertencentes ao objeto de estudo da pesquisa, e apresenta certo caráter periférico, em relação ao Agrupamento 4; c) Agrupamento 2 (sete periódicos): menor e mais periférico da rede, é composto, exclusivamente, por revistas de administração; e d) Agrupamento 3: os periódicos de marketing e hospitalidade formam seu núcleo, secundados pelos de administração e serviços. Como principais lacunas na estrutura intelectual, esperava-se encontrar mais periódicos de ciências sociais e de lazer.

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Biografia do Autor

  • André Fontan Köhler, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e do Curso de Bacharelado em Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

  • Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e Programação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-02-10

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

KÖHLER, André Fontan; DIGIAMPIETRI, Luciano Antonio. Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018): avaliação de sua estrutura intelectual por meio de acoplamento bibliográfico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 2, p. 235–258, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i2p235-258. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/198401.. Acesso em: 18 abr. 2024.