Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018): avaliação de sua estrutura intelectual por meio de acoplamento bibliográfico

Autores

  • André Fontan Köhler Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Luciano Antonio Digiampietri Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades http://orcid.org/0000-0003-4890-1548

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p235-258

Palavras-chave:

Turismo, Periódicos, Artigo de periódico, Autoria, Bibliometria

Resumo

A pesquisa avalia a estrutura intelectual de 16 periódicos brasileiros de turismo, por meio de acoplamento bibliográfico (revistas científicas). Isso contemplou a citação e cocitação de referências de 3.887 artigos, totalizando 108.595 entradas. Objetiva-se apresentar um panorama desta estrutura intelectual, analisar o ranking de periódicos mais citados, e “mapear” a estrutura intelectual, por meio de acoplamento bibliográfico. Verifica-se o contínuo aumento da média e mediana de referências por artigo e o expressivo crescimento dos artigos de periódico em sua composição. Isso faz com que o acoplamento bibliográfico revele, crescentemente, a estrutura intelectual. O ranking revela o domínio dos principais periódicos internacionais de turismo e de alguns dos periódicos selecionados pela pesquisa. Distinguem-se Tourism Management, Annals of Tourism Research, Turismo em Análise, Revista Turismo – Visão e Ação e Journal of Travel Research como os principais periódicos. A rede é composta pelos seguintes agrupamentos: a) Agrupamento 4: ocupa o centro da rede e é formado, predominantemente, por revistas internacionais de turismo de alto impacto, secundadas por títulos de administração, hospitalidade e marketing; b) Agrupamento 1 (16 periódicos): conta com dez periódicos pertencentes ao objeto de estudo da pesquisa, e apresenta certo caráter periférico, em relação ao Agrupamento 4; c) Agrupamento 2 (sete periódicos): menor e mais periférico da rede, é composto, exclusivamente, por revistas de administração; e d) Agrupamento 3: os periódicos de marketing e hospitalidade formam seu núcleo, secundados pelos de administração e serviços. Como principais lacunas na estrutura intelectual, esperava-se encontrar mais periódicos de ciências sociais e de lazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Fontan Köhler, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e do Curso de Bacharelado em Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

  • Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e Programação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Referências

Benckendorff, P. (2009). Themes and trends in Australian and New Zealand tourism research: A social network analysis of citations in two leading journals (1994–2007). Journal of Hospitality and Tourism Management, 16(1), 1–15. https://doi.org/10.1375/jhtm.16.1.1.

Benckendorff, P., & Zehrer, A. (2013). A network analysis of tourism research. Annals of Tourism Research, 43, 121–149. https://doi.org/10.1016/j.annals.2013.04.005.

Blondel, V. D., Guillaume, J., Lambiotte, R., & Lefebvre, E. (2008). Fast unfolding of communities in large networks. Journal of Statistical Mechanics: Theory and Experiment, 2008, P10008. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-5468/2008/10/P10008/meta.

Butler, R. W. (1980). The concept of a tourist area cycle of evolution: implications for management of resources. The Canadian Geographer, 24(1), 5-12. https://doi.org/10.1111/j.1541-0064.1980.tb00970.x.

Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L., & Stein, C. (2009). Introduction to algorithms. Third edition. MIT Press.

González-Alcaide, G., Calafat, A., Becoña, E., Thijs, B., & Glänzel, W. (2016). Co-Citation analysis of articles published in substance abuse journals: intellectual structure and research fields (2001-2012). Journal of Studies on Alcohol and Drugs, 77(5), 710-722. https://doi:10.15288/jsad.2016.77.710.

Grácio, M. C. C. (2016). Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 21(47), 82-99. https://doi:10.5007/1518-2924.2016v21n47p82.

Hall, C. M. (2011). Publish and perish? Bibliometric analysis, journal ranking and the assessment of research quality in tourism. Tourism Management, 32(1), 16–27. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2010.07.001.

Jamal, T., Smith, B., & Watson, E. (2008). Ranking, rating and scoring of tourism journals: Interdisciplinary challenges and innovations. Tourism Management, 29(1), 66-78. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2007.04.001.

Jogaratnam, G., Chon, K., McCleary, K., Mena, M., & Yoo, J. An analysis of institutional contributors to three major academic tourism journals: 1992-2001. Tourism Management, 26(5), 641-648. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.04.002.

Kessler, M. M. (1963). Bibliographic coupling between scientific papers. American Documentation, 14(1), 10-25. https://doi.org/10.1002/asi.5090140103.

Koc, E., & Boz, H. (2014). Triangulation in tourism research: A bibliometric study of top three tourism journals. Tourism Management Perspectives, 12, 9–14. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2014.06.003.

Köhler, A. F., & Digiampietri, L. A. (2021). Turismo cultural: análise bibliométrica e de redes sociais do campo de turismo no Brasil, 1990-2018. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 19(4), 825-844. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2021.19.054.

Koseoglu, M. A., Rahimi, R., Okumus, F., & Liu, J. (2016). Bibliometrics studies in tourism. Annals of Tourism Research, 61, 180–198. https://doi.org/10.1016/j.annals.2016.10.006.

Kumar, S., Sureka, R., & Vashishtha, A. (2020). The Journal of Heritage Tourism: a bibliometric overview since its inception. Journal of Heritage Tourism, 15(4), 365-380. https://doi.org/10.1080/1743873X.2020.1754423.

Lima, A. A., Ribeiro, T. L. S., & Costa, B. K. (2022). Análise da evolução conceitual de stakeholders e competitividade em ciências sociais aplicadas e turismo. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 14(1), 1-25. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.599.

Miranda, E. C. P., & Rejowski, M. (2013). Turismo e hospitalidade no cenário da comunicação científica: Avaliação de periódicos científicos eletrônicos. Revista Rosa dos Ventos, 5(4), 559–576.

Otte, E., & Rousseau, R. (2002). Social network analysis: a powerful strategy, also for the information sciences. Journal of Information Science, 28(6), 441-453. https:// doi.org/10.1177/016555150202800601.

Pechlaner, H., Zehrer, A., Matzler, K., & Abfalter, D. (2004). A ranking of international tourism and hospitality journals. Journal of Travel Research, 42(4), 328–332. https://doi.org/10.1177/0047287504263026.

Racherla, P., & Hu, C. (2010). A social network perspective of tourism research collaborations. Annals of Tourism Research, 37(4), 1.012–1.034. https://doi.org/10.1016/j.annals.2010.03.008.

Santos, G. E. O., Panosso Netto, A., & Wang, X. Análise de citações de periódicos científicos de turismo no Brasil: subsídios para a estimação de indicadores de impacto. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(1), 61-88. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i1.1105.

Small, H. G., & Koenig, M. E. D. (1977). Journal clustering using a bibliographic method. Information Processing & Management, 13(5), 277-288. https://doi.org/10.1016/0306-4573(77)90017-6.

Strandberg, C., Nath, A., Hemmatdar, H., & Jahwash, M. (2018). Tourism research in the new millennium: A bibliometric review of literature in Tourism and Hospitality Research. Tourism and Hospitality Research, 18(3), 269–285. https://doi.org/10.1177/1467358416642010.

Tribe, J. (1997). The indiscipline of tourism. Annals of Tourism Research, 24(3), 638–657. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(97)00020-0.

Tribe, J. (2010). Tribes, territories and networks in the tourism academy. Annals of Tourism Research, 37(1), 7–33. https://doi.org/10.1016/j.annals.2009.05.001.

Urry, J. (2002). The tourist gaze. Second edition. Sage.

Weiner, G. (2001). The academic journal: has it a future? Education Policy Analysis Archives, 9, 9. https:// 10.14507/epaa.v9n9.2001.

Xiao, H., & Smith, S. L. J. (2006). Case studies in tourism research: a state-of-the-art analysis. Tourism Management, 27(5), 738-749. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2005.11.002.

Zhao, W., & Ritchie, J. R. B. (2007). An investigation of academic leadership in tourism research: 1985–2004. Tourism Management, 28(2), 476–490. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.03.007.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

KÖHLER, André Fontan; DIGIAMPIETRI, Luciano Antonio. Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018): avaliação de sua estrutura intelectual por meio de acoplamento bibliográfico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 2, p. 235–258, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i2p235-258. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/198401.. Acesso em: 23 jul. 2024.