Impactos da cocriação de valor em serviços de turismo rural: o caso de um hotel-fazenda de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p279-292

Palavras-chave:

Turismo rural, Agroturismo, Gestão em turismo, Hospitalidade, Cooperação

Resumo

O turismo rural se apresenta como uma alternativa para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, bem como implica na mitigação do êxodo rural e é uma estratégia para o desenvolvimento regional. Nessa perspectiva, a cocriação de valor entre os atores do ambiente rural permite o acesso a conhecimento, informações e tecnologias por meio da complementariedade de recursos, o que implica no desenvolvimento da atividade turística. Diante do exposto, o presente artigo objetiva diagnosticar, por meio de um estudo de caso, os impactos da cocriação de valor em um hotel fazenda. Para atingir esse objetivo, foram conduzidas duas visitas in loco ao hotel fazenda, e entrevistas e análise documental foram fornecidas pelos entrevistados. Em seguida, conduziu-se uma análise de conteúdo baseada em Bardin (2011). A partir dos achados, evidencia-se um conjunto de contribuições advindas da cocriação de valor no entorno do hotel fazenda, bem como entraves à cocriação de valor, os quais se apresentam como inibidores no contexto do serviço rural cocriado. Os achados indicam que a cocriação de valor para a comunidade do entorno permite prover novas experiências ao turista, de modo que aspectos regionais, culturais e alimentos típicos da região sejam disseminados. A cocriação de valor demonstrou ser uma forma de estimular a competitividade colaborativa, pelo compartilhamento e a complementariedade de recursos. Por outro lado, a fragilidade nos métodos adotados de gestão e seleção dos atores para a cooperação tem se demonstrado um risco, que pode implicar na codestruição de valor.

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Biografia do Autor

  • Andrei Bonamigo, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Carlos Alberto Lidizia Soares, Universidade Federal Fluminense

    Pós-doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro. Docente do curso de Turismo na Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2022-08-31

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Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BONAMIGO, Andrei; SOARES, Carlos Alberto Lidizia. Impactos da cocriação de valor em serviços de turismo rural: o caso de um hotel-fazenda de Santa Catarina . Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 2, p. 279–292, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i2p279-292. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/202972.. Acesso em: 19 abr. 2024.