Autenticidade nas redes sociais: uma perspectiva do turismo pós-pós-moderno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v35ip61-77

Palavras-chave:

Turismo, Autenticidade, Redes sociais, Gestão de destinos turísticos

Resumo

Na era digital, o conceito de autenticidade no turismo foi transformado pela influência das mídias sociais. Este artigo explora a noção evolutiva de autenticidade através de uma lente pós-pós-moderna. Seu objetivo principal é destacar a importância das plataformas de mídias sociais na criação de uma percepção pós-pós-moderna de autenticidade nos viajantes. O estudo destaca como os Millennials priorizam a “instagramabilidade” em suas escolhas de viagem, buscando destinos que proporcionem conteúdo visualmente atraente e compartilhável. Apesar do aumento do conteúdo gerado por usuários e da democratização do compartilhamento de informações, há um crescente ceticismo teórico adota uma metodologia exploratória e descritiva, analisando artigos acadêmicos e fontes não acadêmicas para entender a interação entre mídias sociais e autenticidade. Os resultados sugerem que os turistas estão valorizando cada vez mais experiências e locais popularizados pelas mídias sociais, às vezes em detrimento de locais historicamente autênticos. Essa mudança destaca a necessidade de as Organizações de Gestão de Destinos e empresas adaptarem suas estratégias de marketing para ressoar com as percepções contemporâneas e digitalmente influenciadas de autenticidade. Ao examinar os constructos de autenticidade e mídias sociais, o artigo contextualiza a autenticidade dentro das tendências sociais e tecnológicas atuais, propondo o conceito de ‘alterrealidade’ como uma estrutura para entender a busca dos turistas por fantasia em cenários realistas. Este estudo contribui para o discurso contínuo sobre autenticidade no turismo, enfatizando o impacto das mídias sociais na formação das percepções e experiências dos turistas.

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Biografia do Autor

  • Bruna Tavares de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

    Master’s Degree in Hotel Management and Tourism from Federal University of Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brazil.

  • Sérgio Rodrigues Leal, Universidade Federal de Pernambuco

    Ph.D. in Tourism at the University of Surrey, Guildford, Surrey, United Kingdom. Associate professor of the Bachelor of Tourism and the Master`s Degree in Hotel Management and Tourism at Federal University of Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brazil.

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Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ALMEIDA, Bruna Tavares de; LEAL, Sérgio Rodrigues. Autenticidade nas redes sociais: uma perspectiva do turismo pós-pós-moderno. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 35, p. 61–77, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v35ip61-77. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/217660.. Acesso em: 20 jan. 2025.