Seridó Geoparque Mundial Da Unesco: um estudo da atratividade turística com base em agências de turismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v35ip78-96Palavras-chave:
Geoparque, Turismo, Agências de turismo, Geoparque SeridóResumo
Geoparque é um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, que se define como uma proposta de gestão territorial com estímulo à criação de atividades econômicas, como o turismo, por exemplo, por meio da geoconservação. Dentro desse arranjo, têm-se as agências de turismo, segmento que a partir da atratividade de um local e de seus elementos, empreende o processo turístico ali, em forma de roteiro ou produto. A pesquisa objetivou avaliar por meio da motivação, das experiências e percepções de agências de turismo, a atratividade turística do Geoparque Seridó. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, tendo o instrumento de pesquisa um questionário aberto com amostra final composta por sete respondentes, representantes de empresas do segmento de agenciamento turístico que possuem em seu portfólio o roteiro em questão. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para análise e interpretação de dados. Em suma, os resultados mostram que há satisfação com o destino, ou seja, estas empresas provavelmente enxergam viabilidade turística e financeira para a manutenção do roteiro Geoparque Seridó em seu catálogo de vendas, assim a percepção dessas agências de turismo é positiva quanto ao potencial comercial e turístico do Geoparque, no entanto, este necessita de maior visibilidade, de superação de fragilidades e entraves como, por exemplo, a falta conhecimento dos moradores do território e um envolvimento comunitário mais ativo para um turismo mais efetivo e sustentável. Palavras-chave: Geoparque; Turismo; Agências de turismo; Geoparque
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