Influência da Rede Social TikTok na Intenção de Viagem: uma abordagem com a Teoria do Comportamento Planejado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v35ip120-142Palavras-chave:
Destino turístico, Mídia social, Vídeos, Consumidor de turismoResumo
A utilização das redes sociais tornou-se uma ferramenta para escolha de destinos turísticos ao permitir compartilhar experiências por fotos, avaliações e vídeos. O objetivo deste artigo é analisar os fatores comportamentais relacionados às visualizações de vídeos da rede social TikTok que influenciam na intenção de escolha de destinos turísticos. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) (Ajzen, 1991), é usada para examinar o efeito da atitude, normas subjetivas e controle percebido na intenção de escolher um destino. A abordagem metodológica foi o método quantitativo, com análise das relações das variáveis independentes da TCP e da variável consumo por status por meio da Modelagem de Equação Estrutural (MEE). Os dados foram coletados de 302 usuários do TikTok de todo Brasil, por survey divulgados nas mídias sociais. O perfil do respondente demonstrou que, quase nunca, eles utilizam o TikTok para escolher um destino, por usarem o aplicativo apenas para diversão ou por não achar o conteúdo confiável. Os resultados da MEE demonstraram que, a atitude e o consumo por status têm relação direta e positiva com a intenção de escolha de um destino através do TikTok, enquanto as normas subjetivas e o controle percebido não apresentaram influência nesta decisão de escolha. Concluiu-se que os respondentes consideram viável usar o TikTok para a finalidade pesquisada neste estudo, e é justificável pagar um valor mais alto por viagens a um destino turístico difundido no TikTok que possam aumentar o status.
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