Influência da Rede Social TikTok na Intenção de Viagem: uma abordagem com a Teoria do Comportamento Planejado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v35ip120-142

Palavras-chave:

Destino turístico, Mídia social, Vídeos, Consumidor de turismo

Resumo

A utilização das redes sociais tornou-se uma ferramenta para escolha de destinos turísticos ao permitir compartilhar experiências por fotos, avaliações e vídeos. O objetivo deste artigo é analisar os fatores comportamentais relacionados às visualizações de vídeos da rede social TikTok que influenciam na intenção de escolha de destinos turísticos. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) (Ajzen, 1991), é usada para examinar o efeito da atitude, normas subjetivas e controle percebido na intenção de escolher um destino. A abordagem metodológica foi o método quantitativo, com análise das relações das variáveis independentes da TCP e da variável consumo por status por meio da Modelagem de Equação Estrutural (MEE). Os dados foram coletados de 302 usuários do TikTok de todo Brasil, por survey divulgados nas mídias sociais. O perfil do respondente demonstrou que, quase nunca, eles utilizam o TikTok para escolher um destino, por usarem o aplicativo apenas para diversão ou por não achar o conteúdo confiável. Os resultados da MEE demonstraram que, a atitude e o consumo por status têm relação direta e positiva com a intenção de escolha de um destino através do TikTok, enquanto as normas subjetivas e o controle percebido não apresentaram influência nesta decisão de escolha. Concluiu-se que os respondentes consideram viável usar o TikTok para a finalidade pesquisada neste estudo, e é justificável pagar um valor mais alto por viagens a um destino turístico difundido no TikTok que possam aumentar o status.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leylane Meneses Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Karen Daniele Lira de França, Instituto Federal do Mato Grosso

    Doutoranda em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Docente do curso Técnico em Eventos e Bacharelado em Turismo do Instituto Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

  • Luiz Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Pós-doutorado em Turismo pela Bournemouth University, Inglaterra. Docente do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

  • Sérgio Marques Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. São Paulo, São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Referências

Abbasi, G. A., Kumaravelu, J., Goh, Y. N., & Singh, K. S. D. (2021). Understanding the intention to revisit a destination by expanding the theory of planned behaviour (TPB), Spanish Journal of Marketing - ESIC, 25(2), 282-311. https://doi.org/10.1108/SJME-12-2019-0109

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179-211. https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T

Ajzen, I. (2002). Residual effects of past on later behavior: Habituation and reasoned action perspectives. Personality and Social Psychology Review, 6(2), 107–122. https://doi.org/10.1207/S15327957PSPR0602_02

Ajzen, I. (2006). Constructing a Theory of Planned Behavior Questionnaire. TPB Questionnaire Construction, 01-07. https://people.umass.edu/~aizen/pdf/tpb.measurement.pdf

Ajzen, I. (2011). The theory of planned behaviour: Reactions and reflections. Psychology and Health, 26(9), 1113–1127. https://doi.org/10.1080/08870446.2011.613995

Almeida, M. M. A. (2019). Robots, inteligencia artificial y realidad virtual: Una aproximación en el sector del turismo. Cuadernos de Turismo, 44, 13-26. https://doi.org/10.6018/turismo.44.404711

Anderson, K. E. (2020). Getting acquainted with social networks and apps: It is time to talk about TikTok. Library Hi Tech News, 37(4), 7-12. https://doi.org/10.1108/LHTN-01-2020-0001

Appel, G., Grewal, L., Hadi, R., & Stephen, A. T. (2020). The future of social media in marketing. Journal Academic Marketing Science, 48(1), 79-95. https://doi.org/10.1007/s11747-019-00695-1

Barreiro, T., Dinis, G., & Breda, Z. (2019). Marketing de influência e influenciadores digitais: aplicação do conceito pelas DMO em Portugal. Marketing & Tourism Review, 4, 1-19. https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5702

Bianchi, C., Milberg, S., & Cuneo, A. (2017). Understanding travelers’ intentions to visit a short versus long-haul emerging vacation destination: The case of Chile. Tourism Management, 59, 312-324. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.08.013

Boley, B. B., Jordan, E. J., Kline, C., & Knollenberg, W. (2018). Social return and intent to travel. Tourism Management, 64, 119–128. https://doi:10.1016/j.tourman.2017.08.008

Brito, F. W. C., & Freitas, A. A. F. (2019). Em busca de “likes”: A influência das mídias sociais no comportamento do consumidor no consumo de viagens. PASOS, 17(1), 113-128. https://doi.org/10.25145/j.pasos.2019.17.008

Byrne, B. M. (2010). Multivariate applications series. Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. 2nd ed. Routledge/Taylor & Francis Group.

Ceci, L. (2023). Selected social media apps downloads worldwide from January 2020 to April 2023. Social Media & User-Generated Content. Statista. https://www.statista.com/statistics/1401172/selected-social-apps-downloads/

Ceci, L. (2024). Number of TikTok users worldwide from 2018 to 2029. Social Media & User-Generated Content. Statista. https://www.statista.com/forecasts/1142687/tiktok-users-worldwide

Chen, H., Wu, X., & Zhang, Y. (2023). Impact of short video marketing on tourist destination perception in the post-pandemic era. Sustainability, 15(13), 10220. https://doi.org/10.3390/su151310220

Chien, G. C. L., Yen, I. Y., & Hoang, P. Q. (2012). Combination of theory of planned behavior and motivation: An exploratory study of potential beach-based resorts in Vietnam. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 17(5), 489–508. https://doi.org/10.1080/10941665.2011.627352

Dixon, S. J. (2024). Number of social media users worldwide from 2017 to 2028. Statista. Release date: May 2024. https://www.statista.com/statistics/number-of-worldwide-social-network-users/

Eastman, J. K., Goldsmith, R. E. & Flynn, L. R. (1999). Status consumption in consumer behavior: Scale development and validation. Journal of Marketing Theory and Practice, 7(3), 41–52. https://doi.org/10.1080/10696679.1999.11501839

Featherstone, M. (1995). A cultura do consumo e pós-modernidade, São Paulo: Studio Nobel.

Fishbein, M. & Ajzen, I. (2010). Predicting and changing behaviour: The reasoned action approach. New York: Psychology Press.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39–50, https://doi.org/10.2307/3151312.

Gan, J., Shi, S., Filieri, R., & Leung, W. K. S. (2023). Short video marketing and travel intentions: The interplay between visual perspective, visual content, and narration appeal. Tourism Management, 99, Article 104795. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2023.104795

Grohmann, M. Z., Battistella, L. F. & Radons, D. L. (2012). O consumo de status suas relações com o materialismo: Análise de antecedentes. REMark, 11(3), 03-26. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2292

Haenlein, M., Anadol, E., Farnsworth, T., Hugo, H., Hunichen, J., & Welte, D. (2020). Navigating the new era of influencer marketing: How to be successful on instagram, TikTok, & Co. California Management Review, 63, 5-25. https://doi.org/10.1177/0008125620958166

Hair, J. F., Celsi, M., Money, A. H., & Page, M. (2015). The essentials of business research methods. Third edition. New York: Routledge.

Han, H., Lee, S., & Lee, C.K. (2011). Extending the theory of planned behavior: Visa exemptions and the traveller decision-making process. Tourism Geographies, 13(1), 45-74. https://doi.org/10.1080/14616688.2010.529930

Hsu, C. H. C., & Huang, S. S. (2010). An extension of the theory of planned behavior model for tourists. Journal of Hospitality & Tourism Research, 36(3), 390–417. https://doi.org/10.1177/1096348010390817

Jalilvand, M. R., & Samiei, N. (2012). The impact of electronic word of mouth on a tourism destination choice Testing the theory of planned behavior (TPB). Internet Research, 2(5), 591-612. https://doi.org/10.1108/10662241211271563

Kotler, P. (2021). Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. 1th ed. Sextante.

Kotler, P. (2003). Marketing management. 11th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Leeuw, E. D., Hox, J. J., & Dillman, D. A. (2008). Mixed-mode surveys: When and why. International Handbook of Survey Methodology, 299-316.

Marôco, J. (2014). Análise de Equações Estruturais, 2ed., Pêro Pinheiro: Report Number.

Martini, L. K. B., Suardhika, I. N., & Dewi, L. K. C. (2022). Tik Tok as a promotional media to influence consumer purchase decisions. Jurnal Aplikasi Manajemen, 20(1), 170–180. https://doi.org/10.21776/ub.jam.2022.020.01.17

Martins, L. M., Mendes Filho, L., & Santos, V. S. (2023). TikTok no turismo: revisão de literatura integrada a bibliometria. Revista Iberoamericana de Turismo, 13(1), 104-129. https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/15106

Melati, N. L. P. K., Fathorrahman, F., & Pradiani, T. (2022). The influence of instagram, tiktok travel influencers and city branding on the decision to choose a tourist destination (case study on @backpackertampan in bali). Journal of Business on Hospitality and Tourism, 8(1), 267-289. https://doi.org/10.22334/jbhost.v8il.369

Mendes Filho, L., & Carvalho, M. S. D. (2014). Factores que influyen en el uso del contenido generado por el usuario en internet: Un estudio preliminar con viajeros brasileños. Estudios y Perspectivas en Turismo,23(3), 607-625.

Menon, D. (2022). Factors influencing instagram reels usage behaviours: An examination of motives, contextual age and narcissism. Telematics and Informatics Reports, 5, 1-10. https://doi.org/10.1016/j.teler.2022.100007

O’Cass, A., & Frost, H. (2002). Status brand: Examining the effects of non – product– relared brand association on status and conspicuous consumption. Journal of Product & Brand Management, 2(2), 67-88. https://doi.org/10.1108/10610420210423455

Panwanitdumrong, K., & Chen, C. L. (2021). Investigating factors influencing tourists’ environmentally responsible behavior with extended theory of planned behavior for coastal tourism in Thailand. Marine Pollution Bulletin, 169, 1-12. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2021.112507

Pereira, G. A., & Gosling, M. (2019). Motivações push e pull de brasileiros que amam viajar. Brazilian Business Review, 16(1), 63-86. https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.1.5

Pérez, A. P. H. (2021). TikTok medio de divulgación empleado por los viajeros que realizan turismo sostenible. Revista Internacional de Investigación en Comunicación aDResearch ESIC, Monográfico especial, 25(25), 148-159. https://doi.org/10.7263/adresic-025-08

Qin, Y., Omar, B., & Musetti, A. (2022). The addiction behavior of short-form video app TikTok: The information quality and system quality perspective. Frontiers in Psychology, 13, 1-17, Article 932805. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.932805

Quintal, V. A., Lee, J. A., & Soutar, G. N. (2010). Risk, uncertainty and the theory of planned behavior: A tourism example. Tourism Management, 31(6), 797–805. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2009.08.006

Rimadias, S., Alvionita, N., & Amelia, A. P. (2021). Using social media marketing to create brand awareness, brand image, and brand loyalty on tourism sector in Indonesia. The Winners, 22(2), 173-182. https://doi.org/10.21512/tw.v22i2.7597

Samara, B. S., & Morsch, A. (2005). Comportamento do consumidor: conceitos e casos. Pearson Prentice Hall.

Santos, C. T., Lira, J. S., Paula, T. S., & Costa, M. F. (2015). Consumo de ostentação: um estudo com a compra de roupas de marca. Qualitas Revista Eletrônica, 17(1).

Santos, P. A. B., & Ponchio, M. C. (2018). Estudo teórico-empírico acerca das associações entre materialismo e consumo colaborativo. FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão, 21(1), 48-61.

Santos, F., Lunardi, G. L., Maia, C. R., & Anãnã, E. S. (2020). Fatores que influenciam a participação dos consumidores no Turismo Eletrônico. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14(2), 139-155. http://dx.doi.org/10.17632/ddkzkc4d42.4

Shi, R., Wang, M., Liu, C., & Gull, N. (2023). The Influence of Short Video Platform Characteristics on Users’ Willingness to Share Marketing Information: Based on the SOR Model. Sustainability, 15(3), 1-16. https://doi.org/10.3390/su15032448

Sparks, B., & Pan, G. W. (2009). Chinese outbound tourists: Understanding their attitudes, constraints and use of information sources. Tourism Management, 30(4), 483–494. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.10.014

Tham, A., Chen, S. H., & Durbidge, L. (2024). A pentadic analysis of TikTok marketing in tourism: The case of Penang, Malaysia. Tourist Studies, 24(1), 75-103. https://doi.org/10.1177/14687976231218483

Villacé-Molinero, T., Fernandez-Muñoz, J. J., Muñoz-Mazón, A. I., Flecha-Barrio, M. D., & Fuentes-Moraleda, L. (2023). Holiday travel intention in a crisis scenario: A comparative analysis of Spain’s main source markets. Tourism Review, 78(1), 18-41. https://doi.org/10.1108/TR-03-2022-0131

Wang, C., Zhang, J., Yu, P., & Hu, H. (2018). The theory of planned behavior as a model for understanding tourists’ responsible environmental behaviors: The moderating role of environmental interpretations. Journal of Cleaner Production, 194, 425–434. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.05.171

Wang, C., Cui, W., Zhang, Y., & Shen, H. (2022). Exploring short video apps users’ travel behavior intention: Empirical analysis based on SVA-TAM model. Frontiers Psycholog. 13(9), 01-14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.912177

Wu, X., & Lai, I. K. W. (2023). How the creativity and authenticity of destination short videos influence audiences’ attitudes toward videos and destinations: the mediating role of emotions and the moderating role of parasocial interaction with Internet celebrities. Current Issues in Tourism. 1-21. https://doi.org/10.1080/13683500.2023.2229483

Yang, Z., Wang, S., & Yoon, T. H. (2024). The effect of short‐form video on travel decision‐making process: An integration of AIDA and MGB models. International Journal of Tourism Research, 26(1), e2632. https://doi.org/10.1002/jtr.2632

Yuzhanin, S., & Fisher, D. (2016). The efficacy of the theory of planned behavior for predicting intentions to choose a travel destination: a review. Tourism Review, 71(2), 135-147. https://doi.org/10.1108/TR-11-2015-0055

Zhang, J., & Chan, C. S. (2024). Surviving from the craze: Short video marketing on digital footprint in Yongxing Square in Xi’an. Journal of Vacation Marketing. https://doi.org/10.1177/13567667231221815

Zhou, Q., Sotiriadis, M., & Shen, S. (2023). Using TikTok in tourism destination choice: A young Chinese tourists’ perspective. Tourism Management Perspectives, 46, Article 101101. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2023.101101

Zhu, C., Fong, L. H. N., Gao, H., Buhalis, D., & Shang, Z. (2022). How does celebrity involvement influence travel intention? The case of promoting Chengdu on TikTok. Information Technology & Tourism, 24(3), 389-407. https://doi.org/10.1007/s40558-022-00233-w

Zhu, C., Fong, L. H. N., Gao, H., & Liu, C. Y. N. (2023). When TikTok meets celebrity: an investigation of how celebrity attachment influences visit intention. Current Issues in Tourism, 26(17), 2762-2776. https://doi.org/10.1080/13683500.2022.2097058

Zhu, C., Fong, L. H. N., Li, X., Buhalis, D., & Chen, H. (2024). Short video marketing in tourism: Telepresence, celebrity attachment, and travel intention. International Journal of Tourism Research, 26(1), Article e2599. https://doi.org/10.1002/jtr.2599

Downloads

Publicado

2024-12-05

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MARTINS, Leylane Meneses; FRANÇA, Karen Daniele Lira de; MENDES FILHO, Luiz; MARQUES JUNIOR, Sérgio. Influência da Rede Social TikTok na Intenção de Viagem: uma abordagem com a Teoria do Comportamento Planejado. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 35, p. 120–142, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v35ip120-142. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/218907.. Acesso em: 15 jan. 2025.

Dados de financiamento