Oportunidades e Ameaças na Indústria do Turismo: análise estratégica relacional do caso dos hotéis líderes da cidade do Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Mariana de Queiroz Brunelli PUC-Rio
  • T. Diana L. v. A. de Macedo-Soares PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p28-53

Palavras-chave:

turismo, estratégia, alianças, hotéis.

Resumo

No contexto competitivo contemporâneo, para serem assertivas, as organizações, inclusive as atuantes no turismo, precisam levar em consideração nas suas análises e tomadas de decisão não apenas as implicações de fatores relacionados à indústria de atuação e aos recursos internos das firmas, mas também aos seus relacionamentos com outras organizações. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que, à luz da reflexão acima, aplicou um arcabouço de análise estratégica relacional ao caso dos hotéis líderes da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa objetivou analisar as oportunidades e as ameaças criadas pelas alianças estratégicas destes hotéis considerando não somente seus objetivos de competir no cenário global, mas também seus papéis no desenvolvimento do próprio destino turístico. Para isso, foram analisados tanto fatores não-relacionais (macroambientais e atores estratégicos chaves no desempenho de seus papéis tradicionais) quanto fatores relacionais (pertinentes aos relacionamentos, do tipo alianças, e à rede formada por estes) para identificar as implicações estratégicas mais significativas no nível da indústria. Os resultados mostraram que ao incluir na análise estratégica os fatores relacionais, a maioria das ameaças reveladas é neutralizada, fornecendo novos insights para o processo de decisão gerencial. Além disso, mostrou também o potencial dos hotéis estudados de aproveitar as oportunidades constituídas por suas alianças, no sentido de contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico da cidade por meio da sua atuação como atores centrais na rede de relacionamentos da indústria do turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana de Queiroz Brunelli, PUC-Rio
    Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pesquisadora do projeto ";;Processos de Inovação em Redes Estratégicas no Setor de Turismo: Alavancando Desenvolvimento Sócio-Econômica na Cidade de Rio de Janeiro";; (PRONEX 2006 - Processo E-26/170.010/2008 -FAPERJ). Integrante dos núcleos de pesquisa NEOS (Núcleo de Estudos em Organizações e Sustentabilidade) e ERA (Ética e Realidade Atual), ambos da PUC-Rio. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • T. Diana L. v. A. de Macedo-Soares, PUC-Rio
    Doutora em Filosofia Econômica e Social pela Université de Montréal, professora titular do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pesquisadora PQ - nível 1 b do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2012-04-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BRUNELLI, Mariana de Queiroz; MACEDO-SOARES, T. Diana L. v. A. de. Oportunidades e Ameaças na Indústria do Turismo: análise estratégica relacional do caso dos hotéis líderes da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 1, p. 28–53, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i1p28-53. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52410.. Acesso em: 23 abr. 2024.