Expectativas versus Satisfação dos Consumidores da Rede Hoteleira de Campo Grande-MS, Brasil

Autores

  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Izabel Zorzo Marchiotti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Filipe Quevedo-Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p54-77

Palavras-chave:

modelo de Oliver, turismo, estratégia, hotéis.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi mensurar a satisfação dos consumidores da rede hoteleira de Campo Grande-MS, dentro do paradigma da desconfirmação das expectativas. Para tanto, foi feito um estudo quantitativo-descritivo transversal único junto a 407 indivíduos usuários de hotéis em Campo Grande-MS, de ambos os sexos e idade igual ou superior a 18 anos, em outubro de 2008, usando um questionário estruturado. Foi utilizado o modelo Servqual, por meio de suas cinco dimensões, sendo que na primeira parte foram estimadas as expectativas dos consumidores e na segunda a percepção do serviço prestado pelos hotéis. As variáveis consideradas foram: apresentação das acomodações, área de lazer, restaurante, cortesia dos funcionários, agilidade e eficiência dos funcionários, conhecimento dos funcionários, limpeza do hotel, localização, segurança e atenção personalizada. Os resultados revelam que os hotéis, em geral, não têm satisfeito as expectativas em relação à segurança e aos restaurantes, seguidos pela apresentação das acomodações e conhecimento dos funcionários. Para os hotéis da categoria A, a grande maioria das variáveis apresentou um alto grau de satisfação, para a categoria B as variáveis de maior valor são segurança, cortesia, agilidade e eficiência dos funcionários, seguidas por acomodações e atenção personalizada. Para a categoria C, os atributos mais importantes são a segurança, a agilidade e eficiência dos funcionários e a cortesia dos mesmos. Já os hotéis da classe D são os que menos proporcionam satisfação ao seu público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutor em administração pela FGV-SP, professor associado da UFMS nos programas de graduação e pós graduação em administração e Coordenador operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Administração UNINOVE/UFMS
  • Izabel Zorzo Marchiotti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Graduada em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Filipe Quevedo-Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Mestrando em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

2012-04-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LIMA-FILHO, Dario de Oliveira; MARCHIOTTI, Izabel Zorzo; QUEVEDO-SILVA, Filipe. Expectativas versus Satisfação dos Consumidores da Rede Hoteleira de Campo Grande-MS, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 1, p. 54–77, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i1p54-77. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52411.. Acesso em: 20 abr. 2024.