O Papel de Condutores Ambientais Locais e de Cursos de Capacitação no Ecodesenvolvimento Turístico e as Expectativas Sociais no Sul do Brasil

Autores

  • Liz Cristina Camargo Ribas Instituto Federal de Santa Catarina
  • Claudia Hickenbick Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p143-165

Palavras-chave:

condutor ambiental, ecoturismo, formação profissional, turismo de base comunitária, unidades de conservação.

Resumo

Quem é o condutor ambiental local e qual é a sua função frente à natureza, ao turismo e à sociedade? Estas são questões primordiais que norteiam a estruturação e a execução de cursos de capacitação profissional para esse perfil, influenciando tanto a visão da sociedade sobre o profissional “condutor” como sua contribuição na conservação e preservação ambiental. Apesar de existirem recomendações referentes à carga horária, eixos temáticos e conteúdos mínimos a serem ministrados em cursos de capacitação para esse perfil, a concepção do “sujeito” condutor normalmente não é explicitada ou detalhada. O presente trabalho visa apresentar uma reflexão e uma perspectiva para essa lacuna referencial, baseando-se na vivência de práticas de capacitação de condutores ambientais no sul do Brasil pelo Instituto Federal de Santa Catarina. O trabalho também visa enfatizar o papel dos condutores ambientais no ecodesenvolvimento turístico, bem como apresentar expectativas de diferentes agentes sociais e relatos de condutores após cursos de capacitação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liz Cristina Camargo Ribas, Instituto Federal de Santa Catarina
    Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (UFSC) e Mestre em Biotecnologia Ambiental (UFSC). Professora de Educação Ambiental do Campus Florianópolis-Continente do IF-SC, atuante em cursos de qualificação profissional de condutores ambientais locais. Coordenadora da Incubadora de Empreendimentos com base na Economia Solidária do CFC/ IF-SC. E-mail: lizribas@ifsc.edu.br. Endereço profissional para correspondência: Rua 14 de julho, 150, Coqueiros, Florianópolis-SC / CEP: 88075-010.
  • Claudia Hickenbick, Instituto Federal de Santa Catarina
    Licenciada em História (UNIVALI), Especialista em Historiografia Geral e do Brasil (UNIVALI) e Mestre em Educação (UFPR). Professora de História e Ciências Humanas do Campus Florianópolis-Continente do IF-SC, atuante em cursos de qualificação profissional de condutores ambientais locais. Coordenadora da Incubadora de Empreendimentos com base na Economia Solidária do CFC/ IF-SC. E-mail: claudia@ifsc.edu.br. Endereço profissional para correspondência: Rua 14 de julho, 150, Coqueiros, Florianópolis-SC / CEP: 88075-010.

Downloads

Publicado

2012-04-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

RIBAS, Liz Cristina Camargo; HICKENBICK, Claudia. O Papel de Condutores Ambientais Locais e de Cursos de Capacitação no Ecodesenvolvimento Turístico e as Expectativas Sociais no Sul do Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 1, p. 143–165, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i1p143-165. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52415.. Acesso em: 25 abr. 2024.