Estudo Comparado da Gestão das Visitações nos Parques Estaduais Turísticos do Alto da Ribeira (PETAR) e Intervales (PEI)

Autores

  • Gilberto Sarfati FGV EAESP
  • Nara nanae Sano USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i1p207-237

Palavras-chave:

PETAR, PEI, gestão de visitações, turismo sustentável, tragédia dos comuns.

Resumo

O objetivo primário desta pesquisa é investigar porque dois parques estaduais relativamente semelhantes (PETAR e PEI) apresentam graus de conservação tão distintos. A hipótese central é que as diferenças podem ser explicadas em função das gestões diferentes, ou seja, o PEI é mais conservado que o PETAR, pois sua gestão é conduzida pela Fundação Florestal com a participação da comunidade local através de uma cooperativa. A análise dos dados e do resultado da pesquisa de campo nos leva a concluir que o PETAR está sofrendo um processo de deterioração de suas cavernas abertas à visitação e de seu entorno fruto do turismo desordenado, configurando assim a incidência da tragédia dos comuns. Já no caso do PEI foi constatada uma visitação mais controlada e limitada e, portanto, um grau de preservação do complexo turístico bastante superior. Conclui-se que o modelo de gestão no qual o PEI é vinculado a Fundação Florestal ajuda a explicar o melhor grau de conservação do parque em relação ao PETAR administrado pelo Instituto Florestal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilberto Sarfati, FGV EAESP
    Professor do departamento de administração e recursos humanos da FGV-EAESP
  • Nara nanae Sano, USP
    Doutora pelo departamento de Geografia Física da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2012-04-17

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SARFATI, Gilberto; SANO, Nara nanae. Estudo Comparado da Gestão das Visitações nos Parques Estaduais Turísticos do Alto da Ribeira (PETAR) e Intervales (PEI). Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 1, p. 207–237, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i1p207-237. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52418.. Acesso em: 25 abr. 2024.