Análise da Produção Científica Internacional sobre Turismo na Colômbia e no Brasil e o Atual Desenvolvimento Turístico destes Países

Autores

  • Alexander Zúñiga Collazos Universidad Santiago de Cali-Seccional Palmira
  • Marysol Castillo Palacio Fundación Universitária Católica Lume Gentium
  • Adriana Fumi Chim Miki Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p240-264

Palavras-chave:

pesquisa científica, turismo, Brasil, Colômbia.

Resumo

O turismo é um dos setores com maior dinamismo no mundo, e a diferença no fluxo dechegada de turistas e os benefícios econômicos percebidos por este conceito em destinos depaíses com economias emergentes e economias desenvolvidas são cada vez menores(UNWOT, 2011). Para os países latino-americanos representa uma oportunidade decrescimento e desenvolvimento econômico e social. O presente trabalho realiza uma análisebibliometrica das pesquisas científicas sobre turismo no Brasil e na publicados em revistasinternacionais, tomando por base os anos de 2007 a julho/2011. O objetivo é verificar o queesta sendo pesquisado, e por quem, assim como a evolução da expressão acadêmica destespaíses nesta área de grande importância econômica. Por outro lado, demonstra umacomparação do setor turístico destes países e seus níveis de competitividade, baseado emdados secundários das agencias nacionais e internacionais. A análise apresentou clarasindicações de melhorias na participação acadêmica, direcionamentos para estudos de turismosustentável e crescimento do setor nos dois países. Igualmente, o estudo conclui comrecomendações e propostas de algumas estratégias de cooperação entre os países, bem comolinhas de investigação futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexander Zúñiga Collazos, Universidad Santiago de Cali-Seccional Palmira

Doctorando en Perspectivas Científicas sobre Turismo y Dirección de Empresas Turísticas por la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España. Director de los programas de Turismo, Facultad de Económicas y Empresariales, Universidad Santiago de Cali-Seccional Palmira, Colombia.

Marysol Castillo Palacio, Fundación Universitária Católica Lume Gentium

Doctoranda en Perspectivas Científicas sobre Turismo y Dirección de Empresas Turísticas por la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España. Docente investigador, Facultad de Ciencias Empresariales, Fundación Universitaria Católica Lumen Gentium, Colombia.

Adriana Fumi Chim Miki, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Doutoranda em Perspectivas Científicas sobre Turismo y Dirección de Empresas Turísticas pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España. Mestre em Geografia-Desenvolvimento regional pela Universidade Federal de Rio Grande e especialista em Gestão Ambiental em Municipios.  Professora e consultora de empresas, Brasil.

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Collazos, A. Z., Palacio, M. C., & Miki, A. F. C. (2012). Análise da Produção Científica Internacional sobre Turismo na Colômbia e no Brasil e o Atual Desenvolvimento Turístico destes Países. Revista Turismo Em Análise, 23(2), 240-264. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p240-264

Edição

Seção

Artigos e Ensaios