Análise da Produção Científica Internacional sobre Turismo na Colômbia e no Brasil e o Atual Desenvolvimento Turístico destes Países

Autores

  • Alexander Zúñiga Collazos Universidad Santiago de Cali-Seccional Palmira
  • Marysol Castillo Palacio Fundación Universitária Católica Lume Gentium
  • Adriana Fumi Chim Miki Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p240-264

Palavras-chave:

pesquisa científica, turismo, Brasil, Colômbia.

Resumo

O turismo é um dos setores com maior dinamismo no mundo, e a diferença no fluxo dechegada de turistas e os benefícios econômicos percebidos por este conceito em destinos depaíses com economias emergentes e economias desenvolvidas são cada vez menores(UNWOT, 2011). Para os países latino-americanos representa uma oportunidade decrescimento e desenvolvimento econômico e social. O presente trabalho realiza uma análisebibliometrica das pesquisas científicas sobre turismo no Brasil e na publicados em revistasinternacionais, tomando por base os anos de 2007 a julho/2011. O objetivo é verificar o queesta sendo pesquisado, e por quem, assim como a evolução da expressão acadêmica destespaíses nesta área de grande importância econômica. Por outro lado, demonstra umacomparação do setor turístico destes países e seus níveis de competitividade, baseado emdados secundários das agencias nacionais e internacionais. A análise apresentou clarasindicações de melhorias na participação acadêmica, direcionamentos para estudos de turismosustentável e crescimento do setor nos dois países. Igualmente, o estudo conclui comrecomendações e propostas de algumas estratégias de cooperação entre os países, bem comolinhas de investigação futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexander Zúñiga Collazos, Universidad Santiago de Cali-Seccional Palmira
    Doctorando en Perspectivas Científicas sobre Turismo y Dirección de Empresas Turísticas por la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España. Director de los programas de Turismo, Facultad de Económicas y Empresariales, Universidad Santiago de Cali-Seccional Palmira, Colombia.
  • Marysol Castillo Palacio, Fundación Universitária Católica Lume Gentium
    Doctoranda en Perspectivas Científicas sobre Turismo y Dirección de Empresas Turísticas por la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España. Docente investigador, Facultad de Ciencias Empresariales, Fundación Universitaria Católica Lumen Gentium, Colombia.
  • Adriana Fumi Chim Miki, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
    Doutoranda em Perspectivas Científicas sobre Turismo y Dirección de Empresas Turísticas pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, España. Mestre em Geografia-Desenvolvimento regional pela Universidade Federal de Rio Grande e especialista em Gestão Ambiental em Municipios.  Professora e consultora de empresas, Brasil.

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

COLLAZOS, Alexander Zúñiga; PALACIO, Marysol Castillo; MIKI, Adriana Fumi Chim. Análise da Produção Científica Internacional sobre Turismo na Colômbia e no Brasil e o Atual Desenvolvimento Turístico destes Países. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 2, p. 240–264, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i2p240-264. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52420.. Acesso em: 18 abr. 2024.