Turismo e Voluntariado: um estudo sobre as publicações em revistas científicas nacionais e internacionais

Autores

  • Renê Corrêa do Nascimento Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p265-285

Palavras-chave:

turismo e hospitalidade, voluntariado, turismo voluntário, produção científica internacional, artigos de periódicos.

Resumo

Este estudo apresenta análise exploratória e crítica dos entendimentos sobre a temática doTurismo e Voluntariado, possibilitando maiores esclarecimentos a respeito da prática doturismo associado ao trabalho voluntário. O corpus da pesquisa resultou da busca, captação eanálise de artigos de periódicos publicados em revistas científicas internacionais e nacionais,constatando-se, a respeito das últimas, que não houve produção nas principais revistascientíficas brasileiras que abordam as temáticas relacionadas ao Turismo e Voluntariado. Porseu caráter exploratório e qualitativo, a presente pesquisa não é conclusiva, porém,fundamental para melhor posicionamento sobre a questão do turismo associado ao trabalhovoluntário. Ressalta-se, ainda, que a temática deste trabalho é ampla e abrange áreas diversas,proporcionando, assim, substrato para entendimento de outros horizontes ligados tanto àtemática do trabalho voluntário quanto ao turismo e suas diversificações em termos de novasmodalidades de viagens e experiências proporcionadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renê Corrêa do Nascimento, Universidade Anhembi Morumbi
    Graduado em Turismo com Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Professor Doutor do curso de Turismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Hospitalidade, Lazer e Turismo. Vinculado aos Grupos de Pesquisa em Gestão da Hospitalidade. Graduado em Turismo com Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Professor Doutor do curso de Turismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Hospitalidade, Lazer e Turismo. Vinculado aos Grupos de Pesquisa em Gestão da Hospitalidade. Graduado em Turismo com Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Professor Doutor do curso de Turismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Hospitalidade, Lazer e Turismo. Vinculado aos Grupos de Pesquisa em Gestão da Hospitalidade.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

NASCIMENTO, Renê Corrêa do. Turismo e Voluntariado: um estudo sobre as publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 2, p. 265–285, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i2p265-285. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52421.. Acesso em: 24 abr. 2024.