O Estágio Curricular como Desenvolvimento Profissional na Perspectiva dos Alunos de Hotelaria

Autores

  • Daniela Gouveia Viana Universidade Anhembi Morumbi
  • Luiz Octávio de Lima Camargo Universidade Anhembi Morumbi/USP-EACH

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p333-354

Palavras-chave:

hotelaria, treinamento, desenvolvimento organizacional, estágio curricular.

Resumo

Como os alunos de hotelaria avaliam os processos de treinamento e desenvolvimentodirigidos a si mesmos enquanto estagiários e na comparação com os processos direcionadosaos funcionários das organizações hoteleiras? Para dar conta deste problema, lançou-se mãode referencial teórico dos campos da administração e da hotelaria. Metodologicamente, optouse pela técnica qualitativa da análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas, dentro dasseguintes categorias: eventual experiência profissional anterior ao estágio; amplitude dafunção do estagiário de hotelaria dentro do hotel; programas de treinamento nos hotéis (paraos funcionários; para os estagiários); tipologia de treinamentos aplicáveis ao estágio; interessedo aluno-estagiário pelo estágio. Os resultados mostraram que há evidências de um mal estardos alunos com relação à atividade. De início, extremamente motivados, ansiosos porconhecer e desenvolver uma prática profissional, que se promete agradável, marcada pelocontato com os clientes e cheia de surpresas e de acontecimentos agradáveis, não raro algunsse frustram. No mais das vezes, tratados como mão de obra barata, submetidos a tarefassubalternas para as quais são designados nunca por suas qualidades técnicas, o desgaste e adecepção são naturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Gouveia Viana, Universidade Anhembi Morumbi
    Bacharel em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi
  • Luiz Octávio de Lima Camargo, Universidade Anhembi Morumbi/USP-EACH
    Docente do Programa de Mestrado da Universidade Anhembi Morumbi e do Bacharelado em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

VIANA, Daniela Gouveia; CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O Estágio Curricular como Desenvolvimento Profissional na Perspectiva dos Alunos de Hotelaria. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 2, p. 333–354, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i2p333-354. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52424.. Acesso em: 19 abr. 2024.