O Estágio Curricular como Desenvolvimento Profissional na Perspectiva dos Alunos de Hotelaria
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p333-354Palavras-chave:
hotelaria, treinamento, desenvolvimento organizacional, estágio curricular.Resumo
Como os alunos de hotelaria avaliam os processos de treinamento e desenvolvimentodirigidos a si mesmos enquanto estagiários e na comparação com os processos direcionadosaos funcionários das organizações hoteleiras? Para dar conta deste problema, lançou-se mãode referencial teórico dos campos da administração e da hotelaria. Metodologicamente, optouse pela técnica qualitativa da análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas, dentro dasseguintes categorias: eventual experiência profissional anterior ao estágio; amplitude dafunção do estagiário de hotelaria dentro do hotel; programas de treinamento nos hotéis (paraos funcionários; para os estagiários); tipologia de treinamentos aplicáveis ao estágio; interessedo aluno-estagiário pelo estágio. Os resultados mostraram que há evidências de um mal estardos alunos com relação à atividade. De início, extremamente motivados, ansiosos porconhecer e desenvolver uma prática profissional, que se promete agradável, marcada pelocontato com os clientes e cheia de surpresas e de acontecimentos agradáveis, não raro algunsse frustram. No mais das vezes, tratados como mão de obra barata, submetidos a tarefassubalternas para as quais são designados nunca por suas qualidades técnicas, o desgaste e adecepção são naturais.Downloads
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