O Estágio Curricular como Desenvolvimento Profissional na Perspectiva dos Alunos de Hotelaria

Autores

  • Daniela Gouveia Viana Universidade Anhembi Morumbi
  • Luiz Octávio de Lima Camargo Universidade Anhembi Morumbi/USP-EACH

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p333-354

Palavras-chave:

hotelaria, treinamento, desenvolvimento organizacional, estágio curricular.

Resumo

Como os alunos de hotelaria avaliam os processos de treinamento e desenvolvimentodirigidos a si mesmos enquanto estagiários e na comparação com os processos direcionadosaos funcionários das organizações hoteleiras? Para dar conta deste problema, lançou-se mãode referencial teórico dos campos da administração e da hotelaria. Metodologicamente, optouse pela técnica qualitativa da análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas, dentro dasseguintes categorias: eventual experiência profissional anterior ao estágio; amplitude dafunção do estagiário de hotelaria dentro do hotel; programas de treinamento nos hotéis (paraos funcionários; para os estagiários); tipologia de treinamentos aplicáveis ao estágio; interessedo aluno-estagiário pelo estágio. Os resultados mostraram que há evidências de um mal estardos alunos com relação à atividade. De início, extremamente motivados, ansiosos porconhecer e desenvolver uma prática profissional, que se promete agradável, marcada pelocontato com os clientes e cheia de surpresas e de acontecimentos agradáveis, não raro algunsse frustram. No mais das vezes, tratados como mão de obra barata, submetidos a tarefassubalternas para as quais são designados nunca por suas qualidades técnicas, o desgaste e adecepção são naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Gouveia Viana, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi

Luiz Octávio de Lima Camargo, Universidade Anhembi Morumbi/USP-EACH

Docente do Programa de Mestrado da Universidade Anhembi Morumbi e do Bacharelado em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Viana, D. G., & Camargo, L. O. de L. (2012). O Estágio Curricular como Desenvolvimento Profissional na Perspectiva dos Alunos de Hotelaria. Revista Turismo Em Análise, 23(2), 333-354. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p333-354

Edição

Seção

Artigos e Ensaios