Tarifas e Taxas de Ocupação de Hoteis, Conforme suas Formas de Organização e Viajantes que Acolhem

Autores

  • Eder Paschoal Pinto Universidade Salvador
  • Dárlei Geovanne Vianna dos Santos Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p355-379

Palavras-chave:

hotel, taxa de ocupação, tarifa, segmento de cliente, cadeia de hotel

Resumo

A exiguidade de estudos sobre apreçamento e ocupação em hoteis, estimulou os autores destetrabalho a verificar o relacionamento das ocupações obtidas pelos hoteis com suas tarifas,conforme suas formas de organização e os viajantes que acolhem, visando identificarrelacionamentos estatisticamente significativos dentre e entre essas variáveis. A pesquisa foirealizada com os hoteis estabelecidos na localidade de Belo Horizonte, cuja cidade foiidentificada como o quarto destino brasileiro mais procurado por executivos em 2010.Gestores dos hoteis afiliados à Associação Brasileira de Indústria de Hoteis de Minas Geraisforam convidados para preencher o formulário de pesquisa. Quarenta e sete hoteis (55% dapopulação-alvo) gentilmente informaram os dados solicitados. Médias, desvios-padrão ecoeficientes de correlação foram apurados. Os resultados indicaram que as tarifas diferemdentre e entre os segmentos de clientes que os hoteis acolhem, dentre os hoteis organizadosem cadeia e entre eles e os hoteis independentes, e se relacionaram com as taxas de ocupaçãoapenas em segmentos e meses específicos. Os detalhes apresentados neste artigo são úteispara gestores de hoteis, visto que eles podem compreender certas nuanças de apreçamento queaparentemente nada têm a ver com taxas de ocupação.

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Biografia do Autor

Eder Paschoal Pinto, Universidade Salvador

Éder Paschoal Pinto Realizou estágio pós-doutoral na School of Management, Marketing & International Business (The Australian National University). Titulou-se Professor Doutor (FGV São Paulo), Visiting Scholar (George Washington University, USA) e Mestre (PUC São Paulo). Atua como professor titular no Mestrado em Administração da Universidade Salvador (Unifacs, BA). Suas pesquisas estão orientadas para vários temas de marketing, motivação, liderança e estratégias organizacionais, fundamentalmente na indústria da hospitalidade e na educação. Éder Paschoal Pinto Realizou estágio pós-doutoral na School of Management, Marketing & International Business (The Australian National University). Titulou-se Professor Doutor (FGV São Paulo), Visiting Scholar (George Washington University, USA) e Mestre (PUC São Paulo). Atua como professor titular no Mestrado em Administração da Universidade Salvador (Unifacs, BA). Suas pesquisas estão orientadas para vários temas de marketing, motivação, liderança e estratégias organizacionais, fundamentalmente na indústria da hospitalidade e na educação.

Dárlei Geovanne Vianna dos Santos, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Dárlei Geovanne Vianna dos Santos Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais. Especialista em Logística Integrada e Especialista em Administração Financeira, ambas as especializações realizadas na Fundação Dom Cabral. É Gerente de Suprimentos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - MG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em pregão presencial. Seus interesses de pesquisa abrangem temas em marketing e estratégia, fundamentalmente na indústria da hospitalidade. Endereço Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Sistema Fecomércio, Minas. darlei@mg.senac.br darlge@hotmail.com Telefones: +55 31 3048 9129 e +55 31 3048 9148

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Publicado

2012-08-31

Como Citar

Pinto, E. P., & Santos, D. G. V. dos. (2012). Tarifas e Taxas de Ocupação de Hoteis, Conforme suas Formas de Organização e Viajantes que Acolhem. Revista Turismo Em Análise, 23(2), 355-379. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p355-379

Edição

Seção

Artigos e Ensaios