Tarifas e Taxas de Ocupação de Hoteis, Conforme suas Formas de Organização e Viajantes que Acolhem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p355-379Palavras-chave:
hotel, taxa de ocupação, tarifa, segmento de cliente, cadeia de hotelResumo
A exiguidade de estudos sobre apreçamento e ocupação em hoteis, estimulou os autores destetrabalho a verificar o relacionamento das ocupações obtidas pelos hoteis com suas tarifas,conforme suas formas de organização e os viajantes que acolhem, visando identificarrelacionamentos estatisticamente significativos dentre e entre essas variáveis. A pesquisa foirealizada com os hoteis estabelecidos na localidade de Belo Horizonte, cuja cidade foiidentificada como o quarto destino brasileiro mais procurado por executivos em 2010.Gestores dos hoteis afiliados à Associação Brasileira de Indústria de Hoteis de Minas Geraisforam convidados para preencher o formulário de pesquisa. Quarenta e sete hoteis (55% dapopulação-alvo) gentilmente informaram os dados solicitados. Médias, desvios-padrão ecoeficientes de correlação foram apurados. Os resultados indicaram que as tarifas diferemdentre e entre os segmentos de clientes que os hoteis acolhem, dentre os hoteis organizadosem cadeia e entre eles e os hoteis independentes, e se relacionaram com as taxas de ocupaçãoapenas em segmentos e meses específicos. Os detalhes apresentados neste artigo são úteispara gestores de hoteis, visto que eles podem compreender certas nuanças de apreçamento queaparentemente nada têm a ver com taxas de ocupação.Downloads
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