Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA

Autores

  • Luciana Brandão Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Akemi Ikeda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p380-407

Palavras-chave:

segmentação de mercado, hotelaria, turismo de negócios.

Resumo

O foco deste artigo são as viagens por motivos de negócios, as quais têm grande importânciapara o desenvolvimento da atividade turística e hoteleira mesmo em localidades com atrativosturísticos naturais e culturais, como é caso da cidade de São Luís-MA. O objetivo foi estudaras estratégias de segmentação utilizadas pelos hotéis para o Marketing Business to Business.Para tanto, realiza-se um estudo de casos múltiplos em dois grandes hotéis da cidadepertencentes a redes hoteleiras internacionais – Pestana São Luís Resort Hotel e QualityGrand São Luís Hotel – por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Acoleta dos dados primários foi feita por meio de entrevistas pessoais com os gerentes devendas dos respectivos hotéis. A análise dos casos baseia-se em três pontos principais: aestrutura de marketing dos hotéis, as formas de segmentação utilizadas e as ações demarketing voltadas ao público de negócios. Os hotéis fazem uso de estratégias desegmentação, contudo as utilizam com base em poucas variáveis: volume de vendas atual,potencial de vendas futuro e canal de vendas. As ações específicas para o público de negóciossão incipientes, mesmo considerando a grande importância desse mercado.

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Biografia do Autor

Luciana Brandão Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo- USP (2010), linha de pesquisa de Marketing; Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA; Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2005); e Graduação em Hotelaria também pela UFMA (2003). Atualmente é Professora Assistente I do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas relacionadas a Administração e Marketing em Hotelaria e Turismo.

Ana Akemi Ikeda, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado (1988) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora livre-docente da Universidade de São Paulo e é vice-coordenadora do MBA Marketing da Fundação Instituto de Administração. É associada ao Business Association of Latin American Studies - BALAS e Academy of Marketing Science. Estudou na Loyola University - New Orleans/LA; ESSEC - França; Thunderbird, AZ e; Harvard, MA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, planejamento de marketing e comportamento do consumidor.

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Publicado

2012-08-31

Como Citar

Ferreira, L. B., & Ikeda, A. A. (2012). Estratégias de Segmentação de Hotéis para o Marketing BtoB: um Estudo em São Luís-MA. Revista Turismo Em Análise, 23(2), 380-407. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p380-407

Edição

Seção

Artigos e Ensaios