Planos Estratégicos Municipais de Turismo do Estado de Santa Catarina - Roteiros Turísticos Regionais: um estudo

Autores

  • Susana Severino
  • Simone Tomasulo Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p408-436

Palavras-chave:

turismo, planejamento estratégico, planejamento do turismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar quais as cidades dos Roteiros Regionais de SantaCatarina elaborou o plano estratégico do turismo municipal e avaliar o método deplanejamento aplicado a documentos já concluídos. Na análise, foi investigadaa existência de dois conceitos: "planejamento estratégico", segundo o autor Kotler (1998) e"O planejamento do turismo" Barretto (2005). A metodologia para o desenvolvimento desteestudo foi a pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa. Os procedimentos foram pesquisabibliográfica, documental. Na coleta de dados utilizou-se o questionário. Os principaisresultados demonstraram que o planejamento estratégico do turismo precisa melhorar noestado. Os principais resultados foram: a dependência de recursos federais e estaduais para osplanos e projetos, problemas de alinhamento entre os setores público e privado, necessidadede estudos científicos do turismo e pesquisa de mercado, pouca participação do setor privadono financiamento de projetos de turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Susana Severino
    Pós-Graduação em Turismo: Consultoria Planejamento e Marketing – UNIVALI. Bacharel em Turismo e Hotelaria – UNIVALI
  • Simone Tomasulo, Universidade do Vale do Itajaí
    Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Administração Hoteleira pelaUFES/SENAC, Planejamento Estratégico do Turismo pela ECA/USP e mestrado em Turismo e Hotelaria pelaUniversidade do Vale do Itajaí. Desde 1998 é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Planos Estratégicos Municipais de Turismo do Estado de Santa Catarina - Roteiros Turísticos Regionais: um estudo. (2012). Revista Turismo Em Análise, 23(2), 408-436. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i2p408-436