Movimentos Globais e Cenários em Turismo: uma realidade dinâmica, uma viagem ao futuro

Autores

  • Luiz Gonzaga Godoi Trigo Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Rosana Mazaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p486-508

Palavras-chave:

turismo, mudanças, cenários, inovação.

Resumo

Neste artigo se analisa o contexto contemporâneo global configurado pelas recentes crises e se prospectam cenários que exploram as possibilidades oferecidas pelos novos parâmetros decompetitividade, com ênfase nos imperativos da inovação, em mudanças que marcaram o mundo nas últimas décadas e fatos que põem em cheque estruturas e processos historicamenteconstituídos. O setor de turismo e viagens sofre os impactos de toda sorte de transformações etenta se adaptar às novas configurações sócio-culturais e de possibilidades facilitadas pelas novas tecnologias da informação, que, por sua vez, configuram novos segmentos, novos mercados e novos produtos. Entender a dinâmica, extensão e intensidade dessas mudanças éfundamental na análise atual e prospectiva, imprescindível para orientar decisões estratégicas em turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Livre Docente em Lazer e Turismo pela ECA/USP.  Professor Titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP.
  • Rosana Mazaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutora em Administração/Turismo pela Universidad de Barcelona, Espanha. Docente/Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo –PPGTUR/ UFRN. Líder do grupo de pesquisa Inovação e Competitividade de Destinos Turísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi; MAZARO, Rosana. Movimentos Globais e Cenários em Turismo: uma realidade dinâmica, uma viagem ao futuro. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 3, p. 486–508, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i3p486-508. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52431.. Acesso em: 24 abr. 2024.