Viável mas Protegido para Gerações Futuras? Um estudo sobre o Amplo Mercado de Turismo Baseado em Florestas

Autores

  • Bruce Prideaux James Cook University
  • Karen Elizabeth McNamara James Cook University
  • Hana Sakata James Cook University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p575-599

Palavras-chave:

florestas, florestas tropicais, turismo baseado em florestas, Queensland do norte tropical, floresta tropical Wet tropics.

Resumo

Este artigo enfoca o turismo de florestas e florestas tropicais em particular e explora seupotencial em contribuir para a indústria de turismo global. Os objetivos específicos desteestudo foram: desenvolver um perfil, incluindo as motivações, dos turistas que visitam a Wet Tropics, floresta tropical da Austrália e identificar padrões anteriores de visitação de florestastanto na Austrália quanto em outros destinos globais. Uma pesquisa com 1.408 visitantes conduzida em vários locais com florestas tropicais Wet Tropics na região tropical norte da Austrália concluiu que mais de 37% da amostra já tinham visitado previamente as florestas quando estavam em férias indicando que o turismo baseado em florestas é um componenteessencial ao mercado baseado na natureza. Países e locais com florestas no sudeste da Ásiaeram as atrações mais populares nas férias com mais de 13% de pesquisados tendo visitadoestes locais. Isto foi seguido por países do Pacífico sul, América do norte, América do Sul, América Central, África, sul da Ásia e China, Caribe e Europa. Enquanto, de maneira geral, este é um resultado promissor, o turismo baseado em florestas enfrenta um número de pressões, como assentamento urbano, indústrias de extração e em um futuro próximo: mudanças climáticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruce Prideaux, James Cook University
    School of Business, James Cook University, Cairns, Queensland.
  • Karen Elizabeth McNamara, James Cook University
    School of Business, James Cook University, Cairns, Queensland. Pacific Centre for Environment and Sustainable Development, University of the South Pacific, Suva, Fiji Islands
  • Hana Sakata, James Cook University
    School of Business, James Cook University, Cairns, Queensland

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PRIDEAUX, Bruce; MCNAMARA, Karen Elizabeth; SAKATA, Hana. Viável mas Protegido para Gerações Futuras? Um estudo sobre o Amplo Mercado de Turismo Baseado em Florestas. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 3, p. 575–599, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i3p575-599. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52435.. Acesso em: 24 abr. 2024.