Turistas de São Raimundo Nonato – PI: perfil e grau de satisfação quanto aos serviços de alimentação

Autores

  • Eveline Porto Sales Aguiar Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Stella Maria Sousa Carvalho Instituto Federal do Piauí - IFPI

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p600-622

Palavras-chave:

perfil dos turistas, serviços de alimentação, satisfação.

Resumo

Sabendo-se que São Raimundo Nonato, é um dos destinos turísticos do Estado do Piauí, levantou-se a necessidade de conhecer o que o turista espera encontrar nos serviços dealimentação do município. Assim, este trabalho tem como objetivo principal caracterizar operfil do turista que visita a cidade e traçar seu grau de satisfação quanto aos serviços dealimentação do município. Desta forma, foi utilizada uma amostra de 97 turistas queestiveram na cidade, com diferentes propósitos de viagem em quatro diferentes meios de hospedagem. Foram realizados questionamentos, inicialmente, sobre o perfil do turista, seguido do levantamento da percepção deste quanto à oferta alimentar local, focandoprincipalmente nos atributos de escolha de um serviço de alimentação, assim como também, uma avaliação sobre: sabor, capacidade de despertar o apetite, apresentação do prato, higienee preço. A análise estatística do estudo apontou que fatores como higiene e limpeza, um bomatendimento (18%) e qualidade dos alimentos (17%) interferem de forma significativa naescolha de um serviço de alimentação. Todavia, os turistas apontaram itens como: cardápio, decoração e equipamentos de lazer como elementos que poderiam ser diferenciais nos estabelecimentos de alimentação. Os resultados apontaram um nível satisfatório na qualidade dos serviços e produtos ofertados. Em consequência, os serviços de alimentação foramconsiderados aceitáveis, confiáveis e que atendem às necessidades dos clientes. Foramapontadas recomendações em âmbito turístico e alimentício, para contribuir para odesenvolvimento turístico da cidade, podendo ser reconhecida como um polo de referência

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eveline Porto Sales Aguiar, Instituto Federal do Piauí - IFPI
    Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE. Especialista na Qualidade de Serviços de Alimentação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.
  • Stella Maria Sousa Carvalho, Instituto Federal do Piauí - IFPI
    Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

AGUIAR, Eveline Porto Sales; CARVALHO, Stella Maria Sousa. Turistas de São Raimundo Nonato – PI: perfil e grau de satisfação quanto aos serviços de alimentação. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 3, p. 600–622, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i3p600-622. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52436.. Acesso em: 24 abr. 2024.