Gastronomia, Sustentabilidade e Turismo na Praia de Caçandoca, Ubatuba (São Paulo-Brasil)

Autores

  • Ricardo Frota de Albuquerque Maranhão Universidade Anhembi Morumbi
  • Marielys Siqueira Bueno Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p623-642

Palavras-chave:

turismo sustentável, pesca artesanal, quilombo, culinária caiçara, Ubatuba- SP. A

Resumo

A praia de Caçandoca, em Ubatuba, possui uma comunidade de pesca artesanal que é tambémremanescente de um quilombo. Desde a abertura de estradas acessando praias da região dolitoral norte paulista, a partir dos anos de 1970, a comunidade sofreu inúmeras pressões daespeculação imobiliária para seu despejo e mudança, pela beleza do local e seu possível aproveitamento turístico. Mas ela conseguiu o reconhecimento da propriedade territorial comoterra de quilombo, e hoje busca manter sua identidade e sua cultura material. Uma parteimportante dessa cultura é sua culinária de pescados, levantada pelo A. em entrevistas abertas com antigos moradores da Caçandoca. E hoje, projetos comunitários e de governo oferecempossibilidades alternativas de aproveitamento dessa cozinha tradicional em uma atividade deturismo sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Frota de Albuquerque Maranhão, Universidade Anhembi Morumbi
    Doutor em História e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Historiador e cientista político com pós-doutorado na Université de Montreal, Canadá. Professor doutor da Universidade Anhembi Morumbi na Graduação em Gastronomia e no Mestrado em Hospitalidade, e coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira dessa universidade.
  • Marielys Siqueira Bueno, Universidade Anhembi Morumbi
    Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Goiás. Diploma de Estudos Aprofundados em Antropologia Social na Université René Descartes - Paris V e em Estudos Aprofundados em Ci. Diplôme de Études Approfondies en Cinéma Antropolológico na Unversité Nanterre - Paris X, França. Professora doutora da graduação em Gastronomia e do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MARANHÃO, Ricardo Frota de Albuquerque; BUENO, Marielys Siqueira. Gastronomia, Sustentabilidade e Turismo na Praia de Caçandoca, Ubatuba (São Paulo-Brasil). Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 3, p. 623–642, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v23i3p623-642. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52437.. Acesso em: 25 abr. 2024.