Turismo urbano na cidade de São Paulo: a importância de alguns segmentos e seus reflexos na configuração do espaço

Autores

  • Reinaldo Miranda de Sá Teles Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v18i2p184-196

Palavras-chave:

turismo urbano, eventos, negócios, cidades, espaço, São Paulo.

Resumo

Este artigo resgata brevemente algumas questões urbanas que nortearam a ocupação do espaço de São Paulo a partir da área central da cidade. Aborda os negócios e os eventos como base para o turismo urbano, que indicam a relevância das estruturas herdadas no processo histórico, aliada à apropriação do espaço, e que desencadeiam formas de uso que agregam valor às várias atividades económicas, entre as quais a turística. São Paulo é uma cidade que, embora capaz de captar um fluxo turístico, ainda carece de ações especificamente voltadas à organização do turismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Reinaldo Miranda de Sá Teles, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes.
    Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; mestre em Lazer e Turismo, pela ECA/USP; bacharel em Geografia, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; licenciado em Geografia, pela Faculdade de Educação da USP. Docente do Curso de Graduação em Turismo, da Escola de Comunicação e Artes da USP. No curso de Turismo da Faculdade Cásper Líbero, atua como coordenador de ensino e ministra as disciplinas Pesquisa em Turismo, Dimensão Espacial do Turismo I e II, e Representação Cartográfica no Turismo.

Downloads

Publicado

2007-11-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TELES, Reinaldo Miranda de Sá. Turismo urbano na cidade de São Paulo: a importância de alguns segmentos e seus reflexos na configuração do espaço. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 2, p. 184–196, 2007. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v18i2p184-196. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62597.. Acesso em: 20 abr. 2024.