Educação profissional em turismo: cria-se mercado pela formação?

Autores

  • Edegar Luis Tomazoni Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v18i2p197-219

Palavras-chave:

turismo, formação profissional, teorias, empregabilidade, competência, qualificação.

Resumo

Um dos enfoques da ideologia do turismo é a sua potencialidade de geração de empregos e renda. Para alguns analistas céticos, essa ideologia seria, entretanto, mais mito do que realidade. Uma das principais estratégias para tornar o turismo uma alternativa real de desenvolvimento, no momento em que o desemprego é um dos problemas que mais afligem o Brasil, seria a formação profissional que impulsionaria a criação de oportunidades de mercado. Para analisar a tese da geração da empregabilidade em turismo, contextualiza-se o estudo nas principais teorias socioeconômicas e aplicam-se os modelos de qualificação e competência para o entendimento da complexa relação entre formação profissional no setor e a transformação do mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edegar Luis Tomazoni, Universidade de Caxias do Sul - UCS
    Doutor em Ciências da Comunicação, área de concentração Relações Públicas, Propaganda e Turismo, linha de pesquisa Turismo e Lazer, pela Universidade de São Paulo; mestre em Turismo, linha de pesquisa Organização de Eventos, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS; pós-graduado em Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS; graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação PPGTUR (Mestrado Acadêmico de Turismo) e professor dos departamentos de Administração e de Turismo e Hotelaria da UCS.

Downloads

Publicado

2007-11-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TOMAZONI, Edegar Luis. Educação profissional em turismo: cria-se mercado pela formação?. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 2, p. 197–219, 2007. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v18i2p197-219. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62598.. Acesso em: 19 abr. 2024.