Ensaio sociológico sobre o fenômeno do lazer em Karl Marx e Paul Lafargue

Autores

  • João Santos Filho Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i2p150-165

Palavras-chave:

marxismo e o fenômeno do turismo, capital e turismo, lazer e os modos de produção, historiografia marxista do turismo.

Resumo

Este artigo reflete uma nova epistemologia para o fenômeno do turismo e propõe rever a historiografia atual, usando para isso o referencial teórico do materialismo histórico e dialético; busca nas obras de Karl Marx e Paul Lafargue, e com a ajuda de alguns intérpretes, as sinalizações das categorias trabalho e não trabalho; compreende o desenvolvimento do lazer por meio da história dos meios de produção, o que significa entender o fenômeno ontologicamente, como princípio da humanidade dado pelo capital, elemento explicativo da vida.

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Biografia do Autor

  • João Santos Filho, Universidade Estadual de Maringá - UEM
    Bacharel em Ciências Sociais e em Turismo; mestre em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Universidade Estadual de Maringá - UEM e do curso de Turismo do Centro Educacional Filadélfia, de Londrina. Fundador da Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo de São Paulo - ABBTUR/SP e do Instituto de Análises sobre o Desenvolvimento Económico Social- IADES.

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Publicado

2004-11-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTOS FILHO, João. Ensaio sociológico sobre o fenômeno do lazer em Karl Marx e Paul Lafargue. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 2, p. 150–165, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i2p150-165. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62664.. Acesso em: 25 abr. 2024.