Estrutura turística envolvida na pesca desportiva da Região Sul de São Paulo

Autores

  • David Carvalha Faculdade COC - Ribeirão Preto, SP
  • Walter Barrella Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i2p185-198

Palavras-chave:

turismo de pesca, ecoturismo, comunidade local, infra-estrutura, Vale do Ribeira.

Resumo

O Vale do Ribeira tem sido apontado como uma região de alto potencial turístico por causa do expressivo patrimônio cênico, histórico e cultural onde se localizam 49% das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Porém, é também a região mais pobre do Estado, com graves problemas econômicos e sociais. Dentro desse cenário, o ecoturismo tem sido apontado como uma alternativa adequada para conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais. Assim, a proposição do presente artigo é analisar o ecoturismo e o turismo de pesca como uma alternativa de desenvolvimento econômico para pescadores e moradores do Vale do Ribeira, sob a ótica da sustentabilidade ecológica, econômica e social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • David Carvalha, Faculdade COC - Ribeirão Preto, SP
    Turismólogo bacharelado pela PUC-Campinas e mestrando em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP. Coordenador de Pesquisa Científica e do Curso de Turismo das Faculdades COC - Ribeirão Preto.
  • Walter Barrella, Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP
    Biólogo, doutor em Ciências pela UNESP e professor de Ecologia do curso de Ciências Biológicas da PUC-SP. Trabalha no Departamento de Ciências do Ambiente do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2004-11-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CARVALHA, David; BARRELLA, Walter. Estrutura turística envolvida na pesca desportiva da Região Sul de São Paulo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 2, p. 185–198, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i2p185-198. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62666.. Acesso em: 18 abr. 2024.