Turismo e valorização do lugar

Autores

  • Heliana Comin Vargas Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v9i1p7-19

Palavras-chave:

turismo urbano, lugar, city marketing, marketing do lugar, gestão urbana.

Resumo

Discute a importância crescente do significado e do valor do lugar para o desenvolvimento da atividade turística, dentro do processo de globalização onde a tendência natural é a uniformização do território num processo geral de homogeneização que investe sobretudo nos aspectos de consumo e informação. Desta forma, apresenta a estratégia usada pelas municipalidades para enfrentar a competição entre cidades transformando-as num produto de consumo. Passam a adotar, portanto, políticas de marketing do lugar e city marketing, onde a condição de ser único é enfatizada como forma de diferenciação, respaldada, muitas vezes, na valorização do significado lugar. Ao lado das diversas oportunidades oferecidas pelos Centros urbanos (arquitetura, história, conhecimento, negócios, sentimentos e emoções), o ambiente natural aparece, então, como um forte atributo locacional nessa busca pelo ser singular.

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Biografia do Autor

  • Heliana Comin Vargas, Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/USP
    Arquiteta e Economista. Professora Doutora em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

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Publicado

1998-05-05

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

VARGAS, Heliana Comin. Turismo e valorização do lugar. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 1, p. 7–19, 1998. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v9i1p7-19. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63421.. Acesso em: 25 abr. 2024.