Turismo e valorização do lugar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v9i1p7-19Palavras-chave:
turismo urbano, lugar, city marketing, marketing do lugar, gestão urbana.Resumo
Discute a importância crescente do significado e do valor do lugar para o desenvolvimento da atividade turística, dentro do processo de globalização onde a tendência natural é a uniformização do território num processo geral de homogeneização que investe sobretudo nos aspectos de consumo e informação. Desta forma, apresenta a estratégia usada pelas municipalidades para enfrentar a competição entre cidades transformando-as num produto de consumo. Passam a adotar, portanto, políticas de marketing do lugar e city marketing, onde a condição de ser único é enfatizada como forma de diferenciação, respaldada, muitas vezes, na valorização do significado lugar. Ao lado das diversas oportunidades oferecidas pelos Centros urbanos (arquitetura, história, conhecimento, negócios, sentimentos e emoções), o ambiente natural aparece, então, como um forte atributo locacional nessa busca pelo ser singular.Downloads
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