Ecoturismo: discurso, desejo e realidade

Autores

  • Zysman Neiman Universidade Anhembi Morumbi
  • Rita Mendonça Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v11i2p98-110

Palavras-chave:

ecoturismo, educação ambiental, unidades de conservação.

Resumo

Discute aspectos relativos à relação entre ser humano e natureza no mundo contemporâneo e as possibilidades de desenvolvimento de novos valores e atitudes a partir do trabalho com ecoturismo em unidades de conservação. O distanciamento entre a intenção e as práticas corriqueiras, comuns nesse campo de atividade, é questionado, por provocar um desperdício de oportunidades ricas de crescimento individual através de experiências de contato. São apresentados alguns rumos possíveis para o ecoturismo no sentido de aproximá-lo dos pressupostos atuais para a educação ambiental dos indivíduos, campo no qual a ousadia para a experimentação passa a ser uma necessidade premente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Zysman Neiman, Universidade Anhembi Morumbi
    Biólogo pela Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia e doutorando em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Diretor Presidente da Physis- Cultura & Ambiente. Docente do SENAC/SP, Universidade do Grande ABC e Universidade Anhembi Morumbi.
  • Rita Mendonça, Universidade Anhembi Morumbi
    Bióloga e Socióloga. Consultora autónoma nas áreas de planejamento, turismo e educação ambiental. Docente do SENAC/SP, Instituto Nacional de Pós-Graduação e da Universidade Anhembi Morumbi. Membro do Instituto de Estudos de Complexidade e Pensamento Sistémico.

Downloads

Publicado

2000-11-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

NEIMAN, Zysman; MENDONÇA, Rita. Ecoturismo: discurso, desejo e realidade. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 11, n. 2, p. 98–110, 2000. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v11i2p98-110. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63521.. Acesso em: 12 out. 2024.