Política de turismo no Brasil

Autores

  • Keila Brandão Cavalcantil Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Alberto Segundo Spínola da Hora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v13i2p54-73

Palavras-chave:

turismo, Estado e sociedade, política de turismo.

Resumo

Reflete sobre os aspectos da política de turismo no Brasil, bem como as articulações entre o poder público e a iniciativa privada. Analisa a ação do Estado no turismo, partindo do pressuposto de que, no Brasil, entre 1930 e 1964, em qualquer dos níveis governamentais, não havia preocupação sistemática com o turismo, o que só vem a ocorrer após a criação da Embratur, em 1966. Também faz uma análise do período da intervenção planejada, que compreende desde a Nova República até os dias atuais.

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Biografia do Autor

  • Keila Brandão Cavalcantil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
    Socióloga. Mestre em Administração, especialista em Planejamento Turístico. Docente do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Alberto Segundo Spínola da Hora
    Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2002-11-19

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

CAVALCANTIL, Keila Brandão; HORA, Alberto Segundo Spínola da. Política de turismo no Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 2, p. 54–73, 2002. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v13i2p54-73. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63598.. Acesso em: 23 abr. 2024.