Gestão interdisciplinar do turismo no planejamento estratégico regional: estudo de casos latin-americanos

Autores

  • Geraldo Luciano Toledo Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
  • Jesús Álvares Valdés Universidade de Havana, Cuba
  • Álvaro Castroman Pollero Universidade do Uruguai - UTU

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i1p5-19

Palavras-chave:

turismo e desenvolvimento regional, gestão regional, planejamento estratégico, Costa Rica, México e Brasil, América Latina.

Resumo

Argumenta que, para uma gestão bem-sucedida do turismo regional, devem-se articular iniciativas de todas as entidades envolvidas, ou seja, organizações públicas, privadas e não-governamentais. A partir dessa articulação, devem ser posicionados, em um mesmo plano de gerenciamento, os objetivos das diferentes áreas de conhecimento. Assim, abordagens interdisciplinares podem ser planejadas, executadas, coordenadas e avaliadas eficientemente no âmbito do planejamento estratégico turístico regional. A metodologia adotada foi a de estudo de casos e os casos analisados referem-se ao planejamento estratégico de três países: Costa Rica, México e Brasil. Os resultados revelam como são articuladas as iniciativas e objetivos do planejamento estratégico turístico e seu envolvimento com o desenvolvimento sustentável regional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Geraldo Luciano Toledo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo. Professor titular do Departamento de Administração da FEA-USP.
  • Jesús Álvares Valdés, Universidade de Havana, Cuba
    Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Havana, Cuba. Doutorando na área de Marketing Turístico pela FEA-USP. Professor adjunto do Centro de Estudos Turísticos da Universidade de Havana, Cuba.
  • Álvaro Castroman Pollero, Universidade do Uruguai - UTU
    Doutorando na área de Turismo, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Territorial pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor da Universidade do Uruguai (UTU).

Downloads

Publicado

2003-05-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TOLEDO, Geraldo Luciano; ÁLVARES VALDÉS, Jesús; POLLERO, Álvaro Castroman. Gestão interdisciplinar do turismo no planejamento estratégico regional: estudo de casos latin-americanos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 1, p. 5–19, 2003. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v14i1p5-19. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63617.. Acesso em: 23 abr. 2024.