Turismo de Eventos: promoções e parcerias no Brasil

Autores

  • Valéria Alves Montes Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET, Maceió.
  • Luzia Neide Menezes Teixira Coriolano Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i1p40-64

Palavras-chave:

turismo de eventos, promoções e parcerias, papel do Convention Bureau, Brasil.

Resumo

Apresenta uma análise da evolução do turismo de eventos no Brasil. Aponta o turismo de eventos como uma nova segmentação que vem respondendo pela valorização e implementação de espaços turísticos e como forma de corrigir as sazonalidades dos fluxos. Posiciona o Brasil no ranking dos eventos mundiais. Mostra o papel do Convention Visitors & Bureau e da International Meeting Association na promoção dos eventos turísticos, o surgimento do mercado de eventos no Brasil, em 1950, com a Feira Nacional de Indústria Têxtil (Fenit), e como os eventos foram se intensificando nas capitais brasileiras. Apresenta formas de fomentar eventos realizados pelo Convention Bureau, agências brasileiras de turismo, operadoras de congressos e eventos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Alves Montes, Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET, Maceió.
    Professora de Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Maceió, Alagoas, Brasil.
  • Luzia Neide Menezes Teixira Coriolano, Universidade Estadual do Ceará
    Professora de Geografia e Turismo na Faculdade Gama Filho e na Universidade Estadual do Ceará - Brasil.

Downloads

Publicado

2003-05-15

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MONTES, Valéria Alves; CORIOLANO, Luzia Neide Menezes Teixira. Turismo de Eventos: promoções e parcerias no Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 14, n. 1, p. 40–64, 2003. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v14i1p40-64. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63619.. Acesso em: 23 abr. 2024.