Comprometimento organizacional da mão-de-obra na hotelaria de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v14i1p98-116Palavras-chave:
hotelaria, empresas hoteleiras, hotéis, comprometimento organizacional, perfil da mão-de-obra, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.Resumo
Pesquisa de campo que analisa o nível de comprometimento dos funcionários de algumas empresas hoteleiras da cidade de Uberlândia. Na investigação utilizou-se o modelo teórico das três dimensões de Meyer, Allen & Smith (1993) (comprometimento normativo, instrumental e afetivo), adaptado no Brasil por Medeiros (1997). Utiliza-se de estatísticas descritivas, testes de hipóteses, análise de correlações e análise de variância para análise dos dados. Os resultados demonstram que, apesar de os sujeitos terem se mostrado comprometidos com as organizações, prevalece na amostra o vínculo normativo. As médias das dimensões do comprometimento, no caso da população pesquisada, são afetadas pelas características biográficas, e apresentaram correlações com as variáveis profissionais.Downloads
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