Gestão de marketing em pequenos empreendimentos hoteleiros

Autores

  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i1p22-41

Palavras-chave:

hotelaria, pequenas empresas, marketing, gestão.

Resumo

No Brasil ainda são muito escassos os estudos publicados que enfocam a gestão de pequenos empreendimentos turísticos, apesar de, a exem­plo das demais atividades econômicas, a maioria das empresas do setor ser de pequeno porte. Este estudo tem como objetivo analisar aspectos da gestão de marketing em empresas hoteleiras de pequeno porte localizadas no Estado de Sergipe. Os dados foram coletados através de entrevistas pessoais realizadas com trinta empresários, que foram selecionados por meio de critério de amostragem não probabilístico por julgamento. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário elaborado a partir das variáveis opera­cionais do estudo: características dos empreendimentos e gestão de marke­ting. Dentre as principais conclusões destaca-se a de que a gestão de marketing nessas empresas pode ser considerada pouco técnica e baseada no feeling dos seus proprietários, fato comum em empresas de pequeno porte.

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Biografia do Autor

  • Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná - UFPR
    Doutora em Administração pela Cranfield University, Inglaterra, e Pós-Doutorada em Turismo pela Bournemouth University, Inglaterra, e em Gerenciamento de Pequenas Empresas do Setor Tu­rístico, na University of Strathclyde, Escócia. Docente da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2004-05-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

TEIXEIRA, Rivanda Meira. Gestão de marketing em pequenos empreendimentos hoteleiros. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 1, p. 22–41, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i1p22-41. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63686.. Acesso em: 19 abr. 2024.