Modelo conceitual para planejamento e gestão de programas turísticos e recreativos em áreas naturais

Autores

  • Regione Vilas Bôas Wageningen University - WAU, Holanda

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v15i1p89-102

Palavras-chave:

planejamento turístico, planejamento participativo, programas turísticos e recreativos, áreas naturais, modelo conceitual.

Resumo

Um modelo conceitual é desenvolvido nesse artigo com a finalida­de de levar informações sobre planejamento turístico e recreativo e estimular decisões de grupos técnicos que trabalham com esse tema. Serão discutidos alguns componentes importantes do planejamento participativo de maneira a fornecer uma melhor visão da relação entre o ambiente natural, atividades de turismo/recreação, ecoturistas e comunidade local. Portanto, este artigo con­centra a discussão de temas relacionados ao planejamento participativo de atividades turísticas e recreativas e ao manejo de áreas naturais, em que engenheiros florestais, turismólogos, planejadores, diretores e outros possam trabalhar em planos de gestão e conservação de forma a não interferir abruptamente no ambiente, tornar a experiência dos ecoturistas mais proveitosa, maximizar os benefícios econômicos e promover uma larga interação da comunidade local com os aspectos sociais e culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regione Vilas Bôas, Wageningen University - WAU, Holanda
    Bacharel em Engenharia Florestal e mestre em Manejo Ambiental pela Universidade Federal de Lavras - UFLA; especialista em Turismo pela Wageningen University - WAU, Holanda. É aluna esta­giária na WAU, onde integra o Grupo de Análise Socioespacial do Uso do Solo (Recreação e Turis­mo), no Departamento de Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

2004-05-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

VILAS BÔAS, Regione. Modelo conceitual para planejamento e gestão de programas turísticos e recreativos em áreas naturais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 1, p. 89–102, 2004. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v15i1p89-102. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63689.. Acesso em: 25 abr. 2024.