"Capacidade de carga" como paradigma de gestão dos impactos da recreação e do turismo em áreas naturais

Autores

  • Paulo Santos Pires Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALE

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v16i1p5-28

Palavras-chave:

turismo e recreação, meio ambiente, impactos, capacidade de carga, gestão.

Resumo

A incorporação do conceito de capacidade de carga pelo turismo e pela recreação como atividades com grande interesse e atuação voltados para os ambientes naturais, vem proporcionando amplo e fértil campo de abordagem, particularmente no meio acadêmico. Nesse contexto, visando contribuir para a formação de uma base de conhecimentos na área, este artigo oferece aparte conceituai e metodológico centrado no paradigma da capacidade de carga, abrangendo seus enfoques e tipologias, bem como os métodosde gestão dos impactos que vêm sendo criados e aplicados sobretudo nos países desenvolvidos. Trata-se não apenas de uma varredura bibliográfica sobre o tema, mas de um esforço de sistematização e de delimitação do conteúdo pertinente em função do interesse e da necessidade de atuação investigativa que se verifica atualmente no meio acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Santos Pires, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALE
    Engenheiro florestal. Professor e pesquisador do Curso de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí - UNlVALE.

Downloads

Publicado

2005-05-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PIRES, Paulo Santos. "Capacidade de carga" como paradigma de gestão dos impactos da recreação e do turismo em áreas naturais. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 1, p. 5–28, 2005. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v16i1p5-28. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63717.. Acesso em: 20 abr. 2024.