Características do ensino superior de graduação em Turismo: a organização do conhecimento como critério de planejamento da formação profissional

Autores

  • Lucia Onzi
  • Sílvio Paulo Botomé Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v16i2p133-156

Palavras-chave:

formação profissional em turismo, planejamento de ensino de turismo, currículo de graduação em turismo.

Resumo

A educação, no Brasil, vem passando por mudanças que podem não estar sendo efetivas devido, também, à pouca clareza dos termos utilizados nas novas diretrizes. Isso indica a necessidade de investigar o que está ocorrendo em relação à formação de nível superior em Turismo, pois os profissionais irão intervir em um determinado campo a partir do que aprenderem nos cursos que freqüentarem. Para isso foram examinadas as grades curriculares de quatro cursos de graduação em Turismo. As disciplinas foram agrupadas em categorias de formação de acordo com características observadas nos nomes das mesmas. Os resultados são: uma organização do currículo a partir das características encontradas nos nomes das disciplinas e que revelam o foco em assuntos nos mais variados graus de profundidade e abrangência, o que indica o desenvolvimento de aprendizagens limitadas e pouco significativas socialmente; a indicação de diferentes categorias de aprendizagem, baseadas em critérios definidos pelo tipo de atuação a ser desenvolvida e não pelo tipo de informação a ser apresentada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucia Onzi
    Graduada em Turismo pela PUC-RS e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Sílvio Paulo Botomé, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Graduado em Psicologia pela PUC-SP, mestre e doutor em Psicologia pela uSP. Professor titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2005-11-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ONZI, Lucia; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Características do ensino superior de graduação em Turismo: a organização do conhecimento como critério de planejamento da formação profissional. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 2, p. 133–156, 2005. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v16i2p133-156. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63733.. Acesso em: 24 abr. 2024.